Mercados

Ibovespa (IBOV) ‘ignora’ avanço da Petrobras (PETR4) e acompanha fraqueza no exterior

13 nov 2023, 18:17 - atualizado em 13 nov 2023, 18:49
ibovespa-mercados-b3
Ibovespa tem sessão de ajustes (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) mostrou fraqueza no pregão desta segunda-feira (13), refletindo o desempenho misto nos mercados americanos e com os investidores se preparando para uma nova leva de resultados corporativos.

O movimento de hoje também vem como ajuste após três semanas seguidas de alta.

Referência para a Bolsa brasileira, o índice fechou em leve queda de 0,13%, a 120.410,17 pontos.

Em dia de agenda econômica esvaziada, a expectativa recai sobre os indicadores que serão divulgados nos próximos dias, com destaque para os dados de inflação nos Estados Unidos nesta terça, uma vez que eles podem indicar os próximos passos do Federal Reserve (Fed) em relação aos juros do país.

Vale lembrar que, no Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísica (IBGE) divulgou na última sexta que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou para uma alta de 0,24% em outubro, abaixo das expectativas do mercado.

Com uma inflação menor que o esperado no último mês, economistas reduziram as projeções para o IPCA em 2023, mostrou o novo Boletim Focus, do Banco Central. No entanto, para 2024, as expectativas estão piores.

A expectativa é de que o IPCA feche o ano feche em 4,59%, ante os 4,63% do levantamento passado. Para 2024, a projeção passou de 3,91% para 3,92%.

Mercado está à espera de balanços

Mais uma bateria de empresas divulgam balanço nesta segunda, com destaque para Magazine Luiza (MGLU3), CSN (CSNA3) e JBS (JBSS3).

O varejista do e-commerce brasileiro caiu 3,89% e figurou entre os destaques de baixa do Ibovespa. A expectativa é de que a companhia reporte mais um prejuízo – o sétimo seguido.

As ações da B3 (B3SA3) também figuraram entre as maiores quedas da sessão, tendo como pano de fundo o corte de recomendação do BTG Pactual para “neutro”.

E as ações da Vale (VALE3) terminaram em queda de 0,21%, mesmo com a valorização nos preços do minério de ferro na Ásia. A ANM interditou as atividades de disposição de estéril em pilhas da mina Fábrica Nova da companhia, localizada no município de Mariana, Minas Gerais.

A Petrobras (PETR4) teve ganhos de 2,79%, seguindo o petróleo e após a decisão favorável no julgamento pela Primeira Turma do STF de uma causa trabalhista que discute metodologia de apuração do complemento de Remuneração Mínima Por Nível e Regime (RMNR).

*Com informações da Reuters.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar