Ibovespa (IBOV) perde pela 3ª vez seguida; Vale (VALE3) sobe antes de resultados
O Ibovespa (IBOV) voltou a cair nesta quarta-feira (26), estendendo a sequência negativa para três pregões seguidos de queda. O índice, que é referência para a Bolsa brasileira, registrou desvalorização de 0,88%, a 102.312,10 pontos.
Além de um exterior fraco, o mercado local digeriu dados do IPCA-15 de abril, que vieram abaixo do esperado, mas mostraram núcleos mais pressionados.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, que mede a prévia da inflação oficial do país, registrou alta de 0,57% no mês, desacelerando-se em relação à alta de 0,69% apurada em março.
O indicador também desacelerou a alta acumulada em 12 meses até abril, de +5,36% para +4,16%.
Segundo André Fernandes, head de renda variável e sócio da A7 Capital, a insistência da alta dos núcleos reforça o discurso do Banco Central de aguardar uma desaceleração antes de iniciar a discussão de corte da Selic, a taxa básica de juros brasileira.
“Com isso, é perceptível que o Banco Central deve manter o discurso de não cortar os juros tão cedo, por conta da aceleração dos núcleos, mas isso pode trazer ainda mais impactos negativos nos balanços das empresas, que estão com queda em suas margens, aumento no endividamento, e dificuldades para conseguir manter suas atividades por conta do custo alto de crédito”, comenta.
Além dos dados econômicos divulgados hoje, investidores monitoraram o andamento da temporada de resultados corporativos no Brasil. Nesta manhã, WEG (WEGE3) e Gol (GOLL4) divulgaram os números do primeiro trimestre de 2023.
Os papéis da companhia aérea reagiram mal ao balanço. GOLL4 fechou o dia em forte queda de 6,4%, após reportar queda de mais de 70% no lucro líquido no comparativo anual.
As ações da WEG recuaram 1,06%, apesar do lucro de R$ 1,3 bilhão.
Mais empresas vão reportar seus resultados nesta quarta. Ainda hoje, Vale (VALE3) e 3R Petroleum (RRRP3) vão publicar os números financeiros consolidados dos primeiros três meses do ano. As ações da mineradora subiram 0,39% nesta sessão, enquanto 3R Petroleum 1,81%, refletindo o movimento dos preços do petróleo.
Os papéis da Petrobras (PETR4) tiveram queda de 1,26%.