Mercados

Ibovespa (IBOV) fecha esta sexta (9) de pré-Carnaval sem forças; BBAS3, VALE3 e PETR4 pesam

09 fev 2024, 18:15 - atualizado em 09 fev 2024, 18:30
ibovespa-ibov-mercados-acoes
Ibovespa mostra fraqueza em pregão pré-Carnaval (Imagem: Reuters/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) marcou um pregão fraco nesta sexta-feira (9), sob peso de grandes ações, como Vale (VALE3), Petrobras (PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3).

Referência na bolsa brasileira, o índice fechou em leve queda de 0,15%, a 128.025,70 pontos. Na semana, acumulou alta de 0,66%.

O pregão de negociações antecede o feriado de Carnaval. A agenda econômica ficou mais esvaziada, deixando o foco para os dados divulgados pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos sobre a inflação.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) foi revisado para baixo, a um aumento de 0,2% em dezembro, em vez de 0,3%, conforme informado no mês passado.

Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o índice de preços ao consumidor dos EUA avançou 0,3% em dezembro, sem revisão.

A revisão acabou contribuindo para aliviar preocupações quanto à persistência da inflação americana, o que poderia postergar o início de corte de juros pelo Federal Reserve (Fed), amplamente esperado pelos agentes do mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Safra de balanços movimenta Ibovespa

Sem grandes informações de indicadores econômicos nesta sexta, o mercado local se concentrou na repercussão dos resultados corporativos.

O Banco do Brasil, em especial, entregou um lucro acima do esperado no quarto trimestre do ano passado. Ainda assim, recuou 1,66% no pregão. Analistas chamam atenção para o forte crescimento das despesas com provisões em meio ao agravamento dos riscos no segmento corporativo/PMEs (pequenas e médias empresas), embora o guidance e o aumento do payout tenham sido bem recebidos.

Usiminas (USIM5) reverteu prejuízo e lucrou R$ 975 milhões. Apesar disso, viu suas ações caírem 1,28%, em dia de baixa para o minério de ferro nas bolsas asiáticas.

Do agronegócio, Raízen (RAIZ4) e São Martinho (SMTO3) reportaram seus números trimestrais. A segunda companhia figurou entre os destaques de queda do Ibovespa, após tombo de mais de 50% do lucro líquido no terceiro trimestre da safra 2023/24.

Destaque positivo, a MRV (MRVE3) disparou 6,87%. O Itaú BBA sinalizou um ponto de entrada atrativo na ação após forte queda recente.

Hoje, Vale e Petrobras (PETR4) fecharam em queda, jogando pressão sobre o Ibovespa. A petroleira divulgou ontem à noite o relatório de produção e vendas referente aos últimos três meses de 2023.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.