BusinessTimes

Ibovespa (IBOV) se dá mal em semana encurtada por feriado de Páscoa

06 abr 2023, 17:23 - atualizado em 06 abr 2023, 17:23
Ibovespa
Ibovespa cai 1% em semana encurtada por feriado (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O Ibovespa (IBOV) encerrou esta quinta-feira (6) volátil em leve queda. O pregão antes do feriado de Páscoa foi movimentado por dados econômicos divulgados nos Estados Unidos (o que acabou respingando no mercado local) e declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O índice fechou o dia em queda 0,15%, a 100.821,73 pontos. No acumulado da semana mais curta, apresentou desvalorização de 1,04%.

Nos Estados Unidos, a expectativa recai sobre o payroll, que sai amanhã. Dados de pedidos de auxílio-desemprego da semana passada vieram acima do esperado, o que acabou levantando temores sobre a saúde da economia do país.

Os últimos dados econômicos dos Estados Unidos, divulgados ao longo desta semana, acenderam temores de que um cenário de recessão está perto de se concretizar. Por outro lado, a incerteza em relação à postura que o Federal Reserve (Fed) adotará sobre os juros elevados nas próximas reuniões continuam altas.

“Apesar do receio em relação a uma possível recessão nos EUA, os membros do Fed seguem firmes em subir os juros pelo menos em mais 0,25% na próxima reunião”, destaca Rodrigo Azevedo, planejador financeiro CFP®️, economista e sócio-fundador da GT Capital.

No mercado local, investidores pesaram falas de Haddad. O ministro disse à BandNews TV que a queda da taxa de juros será consequência do novo arcabouço fiscal, anunciado na semana passada, e da reforma tributária do novo governo.

De acordo com Haddad, o novo arcabouço fiscal ajudará na queda da Selic, atualmente no patamar de 13,75%.

“[O arcabouço] vai exigir, mais do que permitir, uma queda da taxa de juros. Se as contas estão em ordem, não tem por que pagar um juro tão alto, hoje o maior do mundo”, voltou a defender.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também se manifestou a respeito do atual patamar da Selic. O petista reforçou, em um café da manhã com jornalistas, a necessidade de uma revisão da meta seguida pelo Banco Central

“Se a meta está errada, muda-se a meta”, disse Lula.

Segundo o presidente, é “humanamente impossível” o Brasil crescer com o atual patamar da Selic.

“Vamos ter que encontrar um jeito para que o Banco Central comece a reduzir as taxas de juros”, completou.

Altas e baixas

Nesta quinta, as ações de Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) recuaram. A estatal registrou queda de 1,44%, após Lula afirmar que o governo fará mudanças na política de preço da Petrobras “com muito critério”, enquanto a mineradora fechou em queda de 0,18%, seguindo a baixa do minério de ferro.

Natura (NTCO3) voltou a pesar, recuando 5,49% desta vez. A companhia anunciou nesta semana a celebração de um acordo vinculante com a L’Oréal para a venda da Aesop.

Na parte das altas da sessão, a 3R Petroleum (RRRP3) terminou o dia com ganhos de quase 5%. A empresa apresentou na véspera o seu relatório de reservas.

As varejistas Alpargatas (ALPA4) e Lojas Renner (LREN3) lideraram as altas do Ibovespa hoje, com valorizações de 5,04% e 4,94, respectivamente.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar