Mercados

Ibovespa não mantém fôlego e fecha em queda; veja o que movimentou índice

13 jun 2024, 17:12 - atualizado em 13 jun 2024, 17:27
ibovespa
Ibovespa não mantém fôlego e fecha em queda; veja o que movimentou índice (Imagem: Reuters/Amanda Perobelli)

O Ibovespa operou de forma lateral e entre altas e quedas nesta quinta, em uma tentativa de segurar os 120 mil pontos frente a um cenário de ruído fiscal elevado. 

O índice fechou em queda de 0,31%, a 119.567,53 pontos.

A dúvida do mercado gira em torno da capacidade do governo de entregar as metas determinadas pelo arcabouço fiscal, de acordo com Jaqueline Kist, especialista em mercado de capitais e sócia da Matriz Capital.

“[O arcabouço fiscal] vem perdendo a credibilidade com as alterações no último mês e com a dificuldade de aprovação das medidas de aumento de arrecadação do governo junto ao Congresso”, afirmou.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu com a equipe econômica anunciando revisão “ampla, geral e irrestritra” nas despesas, alinhando-se às cobranças dos agentes de mercado por um ajuste de contenção de despesas.

Para Kist, esses pontos podem trazer um alívio ao índice no curto prazo.

As altas e baixas do Ibovespa

Com a alta do minério de ferro, a Vale (VALE3) subiu 1,15%, assim como CSN Mineração (CMIN3), que fechou o dia com +3,31%.

A Raízen (RAIZ4) teve a maior alta do dia, disparando 4,87%, recuperando queda acentuada no pregão do ontem, atingindo zona de suporte no gráfico de preços.

Na ponta negativa, a Vamos (VAMO3) despencou 4,43%, após corte do preço-alvo do papel pelo JP Morgan. Além disso, a queda reflete também um cenário de juros mais altos, com o custo de capital da empresa elevado nas estimativas com uma dívida projetada mais cara.

Dentre os outros papéis que estão registrando baixas no pregão de hoje, a Petz (PETZ3), Magazine Luiza (MGLU3) e Alpargatas (ALPA4) caem em relação ao cenário de juros altos por mais tempo. As companhias fecharam com quedas de 3,43%, 2,01% e 1,98%, respectivamente. 

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar