BusinessTimes

Ibovespa (IBOV) abre semana sem ânimo, na expectativa pelo arcabouço fiscal; RRRP3 despenca 15%

17 abr 2023, 17:16 - atualizado em 17 abr 2023, 17:16
Ibovespa
Ibovespa inicia semana mal, com arcabouço fiscal em destaque (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O Ibovespa (IBOV) começou mal a semana encurtada pelo feriado de Tiradentes. Referência para a Bolsa brasileira, o índice encerrou o pregão desta segunda-feira (17) em queda de 0,25%, a 106.015,67 pontos.

As atenções se voltaram para o novo arcabouço fiscal. Fernando Haddad, ministro da Fazenda, comentou que a proposta da nova regra fiscal que substituirá o teto de gastos deve ir ao Congresso na terça-feira ou até “ficar para depois”.

De acordo com o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), o adiamento ocorreu porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou há poucas horas da viagem à China e aos Emirados Árabes Unidos.

Além da nova data, Haddad comentou que a equipe da pasta deve fazer algumas mudanças de última hora para reforçar a ideia de que o novo governo está comprometido com a saúde das contas públicas.

Pela leitura de Leandro Petrokas, diretor de research e sócio da Quantzed, apesar da notícia negativa de adiamento, o anúncio parece fazer pouco preço.

“O mercado entendeu que o texto não vai ser tão ruim quanto poderia ser e já foi entendido que o Congresso também não vai deixar passar nenhuma proposta muito radical”, afirma.

Petrokas diz que o mercado já precificou o pior no passado. Segundo o analista, a queda desta segunda parece ser um movimento de ajuste.

De acordo com a XP Investimentos, apesar de as principais diretrizes do arcabouço já terem sido apresentadas pelo governo, ainda faltam alguns detalhes importantes, como “a forma como o governo medirá o crescimento das receitas, que é um parâmetro fundamental para a expansão das despesas no ano seguinte”.

Da agenda econômica, investidores repercutiram o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado a prévia do Produto Interno Bruto (PIB). Em janeiro, o indicador teve queda de 0,04%. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, subiu 3,03%.

Houve também a divulgação do Boletim Focus. Após os dados positivos de inflação divulgados na semana passada, economistas ouvidos pelo Banco Central reduziram a projeção da Selic, a taxa básica de juros brasileira, de 12,75% a 12,5% em 2023, após oito semanas estacionada. Para ano que vem, as expectativas seguem em 10%.

A expectativa de inflação para 2023 e 2024, no entanto, aumentou. As projeções passaram de 5,98% para 6,01% em 2023 e 4,14% para 4,18% em 2024.

Altas e baixas

Os papéis da 3R Petroleum (RRRP3) despencaram 15,7% após anunciar um aumento de capital por subscrição privada de até R$ 900 milhões.

A Eletrobras (ELET3) teve queda de 3,75%. Petrokas avalia que o movimento é de realização de lucros, visto que as ações da empresa subiram quase 7% na semana passada.

Liderando as altas, a Locaweb (LWSA3) avançou 4,44%, seguida pela JBS (JBSS3), que subiu 2,71%. Sobre a ação do frigorífico, Petrokas diz que a valorização pode ser alguma desmontagem de posições vendidas, com investidores entendendo que, após as quedas recentes, pode ser um bom ponto de entrada.

As ações da Vale (VALE3) recuaram 1,19%, enquanto Petrobras (PETR4) apresentou ganhos de 1,56%. A estatal anunciou redução de 8,1% no preço do gás natural a partir de 1° de maio.

Com informações da Reuters.