Mercados

Ibovespa (IBOV) desaba mais de 2% e volta aos 109 mil pontos; eleições devem ditar semana

26 set 2022, 17:05 - atualizado em 26 set 2022, 17:27
Ibovespa
Investidores reagem à proximidade das eleições no Brasil, com o primeiro turno marcado para domingo (2) (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Dando continuidade à forte queda do pregão passado, o Ibovespa (IBOV) caiu mais de 2% nesta segunda-feira (26).

O principal índice da B3 (B3SA3) recuou 2,33%, a 109.114,16 pontos.

Wall Street contribuiu para a pressão baixista, embora os índices americanos tenham encerrado a sessão com perdas menos agressivas.

Investidores reagem à proximidade das eleições no Brasil, com o primeiro turno marcado para domingo (2).

Pesquisas eleitorais de intenções de voto mostram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na frente, seguido por Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição.

Régis Chinchila, analista da Terra Investimentos, acredita que esta semana será “travada”. Além das eleições, o mercado deve reagir à divulgação de indicadores econômicos importantes, como o IPCA-15 de setembro e a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Ambas as informações saem nesta terça (27).

Maiores altas e baixas

A queda do Ibovespa refletiu o recuo das ações do setor bancário, com destaque para Banco do Brasil (BBAS3), que desabou 4,62%, a R$ 38,85.

Papéis do setor de óleo e gás também contribuíram para a queda de hoje. 3R Petroleum (RRRP3) registrou a maior queda do dia após despencar 6,83%, reflexo do movimento dos preços do petróleo nos mercados internacionais.

As ações da Petrobras (PETR3;PETR4) fecharam em queda, com as ordinárias recuando 0,79% e as preferenciais 1,6%.

Vale (VALE3) caiu 0,83%, em linha com a baixa do minério de ferro na China. Os contratos futuros do vergalhão chinês também recuaram após atingirem máxima de oito sessões na sessão anterior.

Os varejistas Magazine Luiza (MGLU3), Natura (NTCO3) e Petz (PETZ3) figuraram entre os destaques de queda nesta segunda.

As units do BTG Pactual (BPAC11) mostraram perdas de 5,87%. A XP Investimentos iniciou a cobertura das ações do banco com recomendação neutra e preço-alvo de R$ 30 ao fim de 2023.

Em dia de escassez de altas, São Martinho (SMTO3) avançou 0,6%, liderando os destaques positivos do Ibovespa.

Com informações da Reuters.

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar