Mercados

Ibovespa (IBOV) é arrastado pelo exterior e termina pregão em queda de 2%; PETR3 derrete 7%

23 set 2022, 17:09 - atualizado em 23 set 2022, 17:53
Ações, Ibovespa, Mercados
Mercados acionários vivem dia de sangria nesta sexta-feira (23) (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) fechou esta sexta-feira (23) em forte queda, seguindo a sangria nos mercados globais.

Arrastado pela recuo das commodities, o principal índice da Bolsa brasileira teve desvalorização de 2,06%, a 111.716 pontos.

Apesar disso, o Ibovespa encerra a semana com alta acumulada de 2,22%.

Os mercados acionários reagem às últimas decisões de autoridades monetárias no mundo, com destaque para uma nova elevação de 0,75 ponto percentual dos juros dos Estados Unidos pelo Federal Reserve (Fed).

Além disso, números da atividade empresarial nos EUA divulgados nesta sexta mostraram nova contração pelo terceiro mês seguido em setembro, ainda que em menor ritmo.

Na Europa, dados mostraram que a desaceleração da atividade empresarial na Zona do Euro se aprofundou, indicando que a economia provavelmente está entrando em recessão.

No Brasil, em movimento contrário ao dos outros países, o Banco Central (BC) deu fim ao ciclo de altas da Selic. Com isso, o mercado reage à proximidade das eleições.

O último levantamento do Datafolha sobre intenções de voto para as eleições para presidente do Datafolha mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando no primeiro turno, com 47%, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) se mantém com 33%.

A pesquisa está em linha com outros levantamentos divulgados na semana, mostrando avanço do petista e estagnação do atual presidente da República.

Maiores altas e baixas

A queda nos preços do petróleo nos mercados internacionais fez com que as empresas do setor de óleo e gás listadas na Bolsa fechassem em forte queda, com destaque para Petrobras (PETR3;PETR4), que viu seus papéis recuarem 7,06% (ordinárias) e 6,26% (preferenciais).

A PRIO (PRIO3), antigamente conhecida como PetroRio, também caiu forte – mais de 4%.

O pregão também pesou para mineradoras e siderúrgicas. Apesar do avanço do minério de ferro na China, a ação da Vale (VALE3) mostrou perdas de 2,07%, contribuindo para a sessão ruim do Ibovespa.

O setor aéreo esteve entre as maiores perdas do índice hoje, com Embraer (EMBR3) derretendo 7,46%, Gol (GOLL4) caindo 6,44% e Azul (AZUL4) recuando 6,81%.

Do lado positivo, a Equatorial (EQTL3) saltou 7,75% após anunciar a aquisição da Celg-D, distribuidora de Goiás da Enel.

Fleury (FLRY3) fechou em alta de 3,69%. O Bank of America (BofA) elevou a recomendação da empresa de “underperform” (desempenho esperado abaixo da média do mercado) para “compra”, com novo preço-alvo de R$ 23.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar