PETR4 e MGLU3 despencam e arrastam Ibovespa (IBOV); mercado aguarda ministro da Fazenda
O Ibovespa encerrou o pregão desta quinta-feira (01) em forte queda de 1,39%, a 110.925,60 pontos, à espera do nome do ministro da Fazenda.
Seguem no radar a PEC da Transição e os dados do PIB (Produto Interno Bruto), que vieram abaixo do esperado.
O PIB cresceu 0,4% no terceiro trimestre sobre os três meses imediatamente anteriores, segundo o IBGE, de 0,7% estimado por economistas, segundo pesquisa da Reuters. Sobre o mesmo período de 2021, a alta foi de 3,6%.
Apolo Duarte, sócio e head da mesa de renda variável da AVG Capital, coloca que a Bolsa está em movimento de realização, devolvendo boa parte da alta de ontem, em que o mercado ficou um pouco mais eufórico depois do discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), que reforçou a possibilidade de diminuição da aceleração de juros.
Sobre o PIB, o analista diz que o reflexo do número abaixo do esperado é a queda das varejistas, como Magazine Luiza (MGLU3), que tombou 9,09%.
“Um dos motivos é o PIB mais fraco e o setor de comércio, que variou para negativo no trimestre”, recorda.
Investidores também ajustam suas carteiras para dezembro, que começa com incertezas fiscais e em relação à equipe do novo governo ainda no horizonte.
Analistas do Safra afirmaram que permanecem com um otimismo cauteloso para o Ibovespa no último mês do ano.
Eles destacaram que incertezas relacionadas ao equilíbrio fiscal e as indefinições da composição do novo governo elevaram as curvas de juros, aumentando o prêmio de risco do mercado doméstico e levando o Ibovespa a um valuation mais atrativo.