Mercados

Ibovespa (IBOV) tem sexta-feira (25) pressionada, mas se salva na semana; confira o fechamento

25 ago 2023, 17:27 - atualizado em 25 ago 2023, 17:32
Ibovespa
Ibovespa cai nesta sexta-feira (25), mas sobe na semana (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) marcou mais um pregão vermelho nesta sexta-feira (25), pressionado pelo exterior e com o mercado local digerindo a dados da prévia da inflação.

Referência para a Bolsa brasileira, o índice fechou a sessão em queda de 1,02%, a 115.837,20 pontos, segundo dados preliminares. Na semana, marcou valorização de 0,37%.

Hoje, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reportou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) subiu 0,28% em agosto, após desacelerar -0,07% no mês anterior. O resultado ficou acima da mediana das projeções de mercado, que estimavam alta de 0,17%.

No ano, o indicador acumula alta de 3,38%. Já no resultado em 12 meses, ficou em 4,24% até este mês, ante 3,19% no número registrado até julho, também acima da mediana das estimativas, de 4,12%.

Na Europa, o Produto Interno Bruto (PIB) ajustado da Alemanha contraiu 0,2% no segundo trimestre. São dois trimestres consecutivos de contração, enquadrando-se na definição técnica de uma recessão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jackson Hole

Nos Estados Unidos, as atenções se voltaram para o discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, no simpósio em Jackson Hole.

Os comentários de Powell foram considerados mais “hawkish” que o esperado, o que acabou jogando pressão sobre os índices acionários em Wall Street.

Embora tenha destacado a evolução no controle da inflação, o presidente do banco central dos Estados Unidos não acredita que o trabalho ainda está concluído.

De acordo com Powell, há um grande terreno para cobrir em termos de estabilidade dos preços. Ele enfatizou também os riscos de um aperto monetário incompleto.

“Fazer de menos [na política monetária] pode permitir uma solidificação da inflação acima da meta dos 2%, forçando a uma política monetária mais restritiva sobre a economia. Com isso, o custo seria alto para o emprego”, afirmou.

Altas e baixas

As ações da Petrobras (PETR4) perderam 0,68% nesta sexta, indo na contramão da valorização do petróleo. Vale (VALE3) recuou 0,21%, em dia de alta para o minério de ferro também.

A baixa do setor bancário levou a mais pressões sobre o Ibovespa.

Do lado das altas, o destaque ficou para as ações do agro, com São Martinho (SMTO3) e Raízen (RAIZ4) avançando 4,02% e 1,61%, respectivamente. O Bradesco BBI elevou a recomendação de SMTO3 para “compra” diante do “Super El Niño”, com perspectivas de bons retornos.

Enquanto isso, o GPA (PCAR3) tombou 7,23%, em meio a ajustes relacionados à cisão de participação do grupo colombiano Éxito.