Ibovespa (IBOV) sofre com baixa de Vale (VALE3) e no aguardo por Copom e PEC da Transição
A euforia com a aprovação da PEC da Transição na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado não segurou o Ibovespa (IBOV), que garantiu um pregão de alta ontem, mas voltou a recuar nesta quarta-feira (7) devido às commodities.
O índice de referência da Bolsa brasileira fechou o dia em queda de 1,01%, a 109.068,55 pontos.
O mercado está atento à votação da PEC no plenário do Senado após a aprovação da proposta na CCJ, que levou adiante o texto que prevê aumentar o limite do teto de gastos em R$ 145 bilhões pelo prazo de dois anos, além de uma abertura de aproximadamente R$ 23 bilhões nas contas do ano que vem ao excetuar investimentos do limite do teto com base em uma parcela de excesso de arrecadação do governo.
Rodrigo Cohen, analista e co-fundador da Escola de Investimentos, diz que o cenário de imprevisibilidade com a PEC ainda existe.
“O texto foi aprovado na CCJ, mas não sabemos se deverá vir desidratado ou não. A incógnita gera insegurança e incerteza, que trazem queda para a Bolsa”, explica.
Nesta quarta, investidores têm outro fator para monitorar: a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que será anunciada daqui a pouco.
O comunicado é dado como importante pelo mercado, uma vez que trará sinalizações referentes à política fiscal.
“Importante ficar alerta sobre eventuais comentários a respeito da política fiscal e como isso pode afetar suas decisões”, recomendou a equipe do Banco Safra.
No exterior, os receios de recessão ditaram o desempenho dos mercados nesta quarta. Economistas do Bradesco citam temores renovados de aperto monetário agressivo.
De acordo com os especialistas, “a percepção de um desempenho mais forte da economia norte-americana, reforçada pelos resultados acima do esperado em indicadores de atividade recém-divulgados, eleva temores de um aperto monetário mais agressivo por parte do Fed“.
Na China, dados de balança comercial mostraram desempenho muito abaixo do esperado, tanto nas importações quanto nas exportações.
As ações da Vale (VALE3) recuaram 3,56%, pressionando o Ibovespa. Além da correção nos preços do minério de ferro, a companhia anunciou suas estimativas de produção de minério de ferro para 2023, na expectativa de atingir 310-320 milhões de toneladas até o fim do ano que vem.
As ações preferenciais da Petrobras (PETR4) caíram 1,13%, na esteira do petróleo. Do mesmo setor, PRIO (PRIO3) derreteu 5,69%.
Com informações da Reuters.