Ibovespa (IBOV) fecha sessão em queda de 0,4%, com ações de exportadoras ditando o humor
O Ibovespa (IBOV) deu sequência à queda do último pregão da semana passada e fechou esta segunda-feira (18) no negativo.
O principal índice da Bolsa brasileira computou perdas de 0,43%, a 115.687,25 pontos, menor fechamento desde 18 de março.
No acumulado do mês, o Ibovespa registra uma queda de 3,6% e caminha para a sua primeira baixa mensal desde novembro.
Analistas citaram sinais de reversão no fluxo estrangeiro à Bolsa, após forte entrada nos primeiros meses de 2022.
A pressão do Ibovespa hoje veio especialmente de Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3;PETR4), os dois nomes com maior peso no índice. O desempenho das ações de exportadoras foi afetado pelos dados do Produto Interno Bruto (PIB) da China.
Na outra ponta, as units do Inter (BIDI11) foram o destaque positivo da sessão do dia. A companhia fechou em alta de mais de 4% na Bolsa após anunciar que tenta pela segunda vez o processo de listagem de ações nos Estados Unidos.
Notícias que movimentaram o mercado hoje
PIB da China
A Agência Nacional de Estatísticas da China divulgou pela manhã os dados do PIB do país.
Apesar da expansão de 4,8% no primeiro trimestre ante mesmo período de 2021 (superando expectativas), o crescimento da potência asiática apresentou desaceleração em março, pressionado pelos setores de consumo, setor imobiliário e exportações.
A desaceleração no terceiro mês do ano acionista um alerta nos mercados, André Meirelles, diretor de Alocação e Distribuição da InvestSmart XP, destaca que os dados apresentados pela China ainda não refletem o movimento mais recente de lockdowns no país.
“Com resultados mistos, os investidores devem permanecer cautelosos”, comenta o especialista.
O impacto da incerteza em relação à demanda chinesa no mercado doméstico deve vir sob forma de pressão em empresas exportadoras (Vale e Petrobras, por exemplo), uma vez que a China é um dos principais parceiros comerciais do Brasil.
Na última sexta (15), o Banco do Povo da China (PBoC) informou que manteria algumas de suas principais taxas de juros inalteradas, mesmo em meio à desaceleração da economia do país.
Inter na Nasdaq
O Inter anunciou a retomada do processo de listagem de suas ações na Nasdaq, bolsa dos EUA, após realizar o filing público de um aditivo à declaração de registro perante a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).
A incorporação da totalidade das ações de emissão do Inter pela HoldFin será realizada por seu valor patrimonial contábil, resultando na emissão, pela holding e em favor dos acionistas do Inter titulares de ações ordinárias e preferenciais de sua emissão, inclusive titulares de units, de duas classes de ações preferenciais de emissão da HoldFin obrigatoriamente resgatáveis:
- Uma classe resgatável em BDRs, conforme a Opção BDRs; e
- Outra classe resgatável em dinheiro, conforme Opção Cash-Out.
Para cada seis ações ordinárias e/ou preferenciais de emissão do Inter, será entregue uma PN resgatável de emissão de HoldFin – ou seja, será entregue 0,16666666667 PN resgatável para cada uma ação ordinária ou preferencial de emissão do Inter e uma PN resgatável de emissão de HoldFin para cada duas units do Inter.
A opção Cash-Out estará limitada a 10% do valor total de ações em circulação, calculado com base no valor econômico das ações do Inter definido no laudo do Cash-Out. Essa opção será facultada apenas aos acionistas do Inter que sejam titulares de ações de sua emissão em 15 de abril de 2022, limitada à quantidade de ações de propriedade dos acionistas legitimados detida na data de corte.
Caso a opção Cash-Out represente um desembolso para a HoldFin inferior ou igual ao cap do Cash-Out, então os acionistas legitimados receberão exclusivamente PNs resgatáveis correspondentes à opção Cash-Out.
Se a opção representar montante superior ao cap do Cash-Out, os acionistas legitimados receberão, automaticamente:
(i) as PNs Resgatáveis correspondentes à opção Cash Out, proporcionalmente rateadas entre eles, de forma que, em qualquer caso, o desembolso máximo será equivalente ao cap do Cash-Out; e
(ii) PNs Resgatáveis em BDRs lastreados em Class A Shares, em quantidade apta a complementar o saldo da opção Cash-Out não atendido em razão do rateio.
Confira os destaques do Ibovespa hoje
– VALE ON (VALE3) perdeu 1,65%, na quinta queda em seis sessões, ainda que os contratos futuros de minério de ferro tenham subido em Dalian e em Cingapura, uma vez que as esperanças de estímulo adicional para a economia da China foram ofuscadas por temores de desaceleração acentuada. As siderúrgicas fecharam sem direção comum.
– PETROBRAS PN (PETR4) e ON (PETR3) recuaram ambas 1,8%, mesmo com alta de mais de 1% do petróleo, com impacto de interrupções de oferta na Líbia e temores por causa da guerra na Ucrânia.
– INTER UNIT (BIDI11) avançou 4,4%, após a companhia retomar planos de migrar a base acionária para os EUA. A Guide Investimentos considerou positiva a retomada no processo e que a opção de resgate é vantajosa para os acionistas, mas que a reestruturação atingirá novamente o limite máximo de resgate e pode não se concretizar.
– BANCO DO BRASIL ON (BBAS3) subiu 3,7% e foi destaque positivo entre bancos. O papel marcou sete altas nas últimas oito sessões. ITAÚ UNIBANCO PN (ITUB4) ganhou 0,6% e BRADESCO PN (BBDC4) aumentou 1,8%.
– JHSF ON (JHSF3) cresceu 1,6%, voltando a subir após nove sessões. EZTEC ON (EZTC3) teve queda de 1%, enquanto a operadora de shoppings centers BR MALLS (BRML3) retrocedeu 0,3%. As três empresas divulgaram prévias operacionais do primeiro trimestre.
– TUPY ON (TUPY3) disparou 8,5%, a maior alta desde novembro de 2020, após a produtora de peças anunciar a compra da fabricante de motores e geradores MWM do Brasil por R$ 865 milhões. “O negócio gera valor estratégico para a Tupy, aumentando sua exposição à descarbonização da economia e ao segmento de reposição, além de integrar ao seu portfólio no segmento de motores”, escreveu o BTG Pactual em nota a clientes.
– SLC AGRÍCOLA ON (SLCE3) teve alta de 3,7%. A ação foi mantida na segunda prévia da próxima carteira do Ibovespa, divulgada esta manhã.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!
Com Reuters