Mercados

Ibovespa (IBOV) começa semana tímido; varejistas sofrem após Black Friday

28 nov 2022, 18:12 - atualizado em 28 nov 2022, 18:34
Mercados, Ibovespa, B3
Agentes financeiros continuam acompanhando as negociações envolvendo a PEC da Transição, bem como a definição da equipe ministerial do novo governo (Imagem: Divulgação/B3)

O Ibovespa (IBOV) abriu a semana sem fortes emoções, fechando esta segunda-feira (28) quase em linha com o encerramento do pregão anterior.

De acordo com dados preliminares, o índice de referência terminou a sessão aos 108.782,15 pontos, queda de 0,17%. O segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2022 movimentou o dia. Porém, diferentemente da estreia da Seleção Brasileira, os mercados em Wall Street abriram negociação, evitando maior esvaziamento para a Bolsa brasileira.

Agentes financeiros continuam acompanhando as negociações envolvendo a PEC da Transição, bem como a definição da equipe ministerial do novo governo.

Segundo a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, Lula pode divulgar alguma informação sobre suas escolhas para os ministérios nesta semana.

A Guide Investimentos avalia que, apesar da resistência do Congresso ao teor fiscal da proposta inicial da PEC, as incertezas quanto a negociações e composição dos ministérios devem pressionar o mercado local.

O exterior também tem seu efeito sobre a Bolsa brasileira.

De acordo com a equipe do Departamento de Economia do Bradesco, a cautela predomina nos mercados, com agentes tentando avaliar o impacto das manifestações contra as restrições severas da política de Covid zero na China.

Altas e baixas

O varejo foi destaque de queda do Ibovespa nesta segunda. Americanas (AMER3) liderou a ponta negativa, tendo fechado com perdas de 9,68%, a R$ 9,89. Via (VIIA3) recuou 6,7%, enquanto Magazine Luiza (MGLU3) mostrou desvalorização de 2,92%.

Segundo Rodrigo Cohen, analista de investimentos e co-fundador da Escola de Investimentos, um fator que motivou a queda dos varejistas foram dados divulgados mostrando que o varejo virtual teve queda de 28% no faturamento na Black Friday em comparação com o ano anterior.

“As empresas do setor vem amargando perdas nos últimos meses diante do cenário de alta de juros no Brasil”, lembra.

Nesta segunda, o Mercado Livre disse que suas vendas brutas cresceram 10% na última sexta-feira, auge da Black Friday, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Além dos varejistas, Marfrig (MRFG3) figurou entre as principais baixas da sessão, caindo 5,93%. A ação da CVC Brasil (CVCB3) caiu 5,77%.

Das altas, Rumo (RAIL3) subiu 3,65%. Os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) fecharam no azul, mesmo com a pressão vinda do petróleo.

A Vale (VALE3) avançou 0,49% e ajudou a dar suporte ao Ibovespa.

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money Times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar