Mercados

Ibovespa (IBOV) sente efeito da Petrobras (PETR4), mas mantém os 114 mil pontos

26 jan 2023, 18:08 - atualizado em 26 jan 2023, 18:26
Ibovespa
Ibovespa enfrenta pregão volátil, com Petrobras no centro das atenções (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) viveu uma sessão volátil nesta quinta-feira (26), revertendo a trajetória dos últimos dois pregões positivos. Ainda assim, o índice conseguiu se sustentar acima dos 114 mil pontos.

O Ibovespa encerrou o pregão em leve queda de 0,08%, a 114.177,31 pontos. O mercado aproveitou a alta das ações da Vale (VALE3), que subiram 1,87%. Outro papel do setor de mineração e siderurgia se saiu bem. Com avanço de 4,43%, a CSN (CSNA3) ficou entre os destaques de alta do índice.

Na ponta negativa, as ações a Petrobras (PETR3;PETR4) chegaram a recuar forte, com as ordinárias e preferenciais perdendo 2,7%. O movimento foi na contramão da valorização dos preços do petróleo.

Na avaliação de Leandro De Checchi, analista de investimentos da Clear, o mercado parece não ter gostado do anúncio da posse de Jean Paul Prates como novo CEO da estatal, embora já fosse esperado.

Prates foi eleito presidente da Petrobras em reunião do conselho de administração da companhia nesta quinta-feira, afirmou a Federação Única dos Petroleiros (FUP), em nota.

Segundo fontes, Prates foi eleito por unanimidade. Ele renunciou ao cargo de senador pelo PT-RN horas antes da reunião do colegiado para que pudesse ser eleito sem impedimentos.

Segundo o analista da Clear, os investidores devem seguir atentos às diretrizes estratégicas da atual gestão do governo. Isso inclui a Petrobras e as mudanças nas políticas da companhia.

A Reuters disse que, caso eleito, Prates já deveria levar uma lista de indicações para a diretoria da Petrobras para a aprovação em Brasília.

Nos Estados Unidos, os índices acionários em Wall Street avançaram. Os mercados repercutiram os dados do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, que cresceu a uma taxa anualizada de 2,9% no último trimestre. Apesar de representar uma desaceleração em relação ao terceiro trimestre, veio acima das projeções.

Outra divulgação apontou queda nos pedidos de auxílio-desemprego no território americano.

Começa nesta quinta a temporada de resultados das empresas listadas na B3. Cielo (CIEL3) estreia, com seus resultados sendo reportados após o fechamento do mercado.

Com informações da Reuters.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar