Ibovespa (IBOV) reage pouco, mas se sai melhor que Wall Street; Vale (VALE3) joga pressão
O Ibovespa (IBOV) não repetiu o tombo da sessão passada, embora o pregão desta quinta-feira (19) tenha sido igualmente volátil. O índice encerrou o dia com leve queda de de 0,05%, negociado a 114.004,30 pontos.
Hoje, o destaque ficou para o discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no Economic Club of New York. O chairman reforçou que o banco central dos Estados Unidos está agindo com cautela após as altas na taxa de referência de juros do país no ano passado.
Powell explicou que a desaceleração neste ano visa dar tempo para que a política monetária instaurada pelas autoridades do Fed funcionem.
Powell destacou ainda que a alta recente nos rendimentos dos títulos de longo prazo nos EUA torna as condições financeiras mais restritivas, dentro do que o Fed deseja. Isso acabou aliviando preocupações de agentes do mercado, uma vez que a mensagem sinaliza uma necessidade menor de um novo aumento.
Apesar disso, Wall Street encerrou esta quinta em queda e não deu suporte para o mercado de ações local. Nasdaq caiu quase 1%, enquanto Dow Jones e S&P 500 recuaram 0,75% e 0,85%, respectivamente.
- Caixa seguridade paga R$ 1,5 bi em dividendos; mas outra seguradora rouba a cena e é a melhor aposta do setor agora, segundo analista da Empiricus Research. Confira qual é a ação no Giro do Mercado, é só clicar aqui:
Ainda no exterior, o conflito Israel-Hamas é acompanhado de perto. A escalada dos últimos acontecimentos alimentaram preocupações de mercados, principalmente no que diz respeito ao caminho que o petróleo deve seguir nos próximos meses.
Ontem, o ministro das Relações Exteriores do Irã defendeu a imposição de um embargo de petróleo, além de outras sanções a Israel, diante do aumento das tensões da guerra após a explosão de um hospital em Gaza que matou centenas de pessoas.
Com isso, o medo de cortes de fornecimento por parte de um grande produtor de petróleo no mundo jogou os preços da commodity nas alturas, alimentando os temores nos mercados e levando ao tombo visto no pregão anterior.
Elétricas impulsionam índice em dia de baixa para VALE3 e PETR4
Ações de elétricas e bancos evitaram uma sessão amarga para o Ibovespa.
De acordo com reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, o relator da reforma tributária no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), vai propor a retirada do setor de energia elétrica da cobrança do novo Imposto Seletivo.
Papéis de CPFL (CPFE3) e Energisa (ENGI11) figuraram entre as maiores altas da sessão.
Copel (CPLE6) avançou 2,97%, tendo ainda como pano de fundo o Programa de Demissão Voluntária (PDV) de 2023, que contou com 1.437 funcionários.
Entre os bancos, destaque para Itaú (ITUB4), que registrou ganhos de 1,16%.
Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3), as duas empresas com o maior peso dentro do índice, recuaram 0,47% e 1,44%, respectivamente.