Mercados

Ibovespa fecha estável com mercado focado no anúncio do Copom

08 maio 2024, 17:17 - atualizado em 08 maio 2024, 17:31
copom-ibovespa
Ibovespa fecha estável, com leve alta de 0,21%, nesta quarta-feira (Imagem: Divulgação/Banco Central)

O Ibovespa fechou estável nesta quarta (8), com o mercado aguardando o anúncio do Copom sobre a taxa Selic. As ações de Petrobras (PETR3;PETR4) no azul ajudaram a sustentar a leve alta do IBOV. 

O índice subiu 0,21%, a 129.480,89 pontos, segundo dados preliminares.

Após a divulgação de dados positivos do primeiro trimestre de 2024, a BRF (BRFS3) fechou em alta de 11,17%. Dessa forma, Marfrig (MRFG3), que possui 50% do capital da companhia, acompanha a alta, subindo 11,18%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hora de investir em Ibovespa?

Contudo, segundo Rodrigo Cohen, analista de investimentos, embaixador da XP Investimentos, agora não é a hora de investir na Bolsa ou Fundos Imobiliários. De acordo com ele, a possibilidade de os juros não caírem tanto como era esperado, o que prejudica nossa bolsa, torna estes investimentos menos atrativos.

“Acho que vale investir em empresas lá de fora como BDRs, por exemplo. Empresas de tecnologia têm entregado ótimos resultados”, afirma. “Na minha visão, Tesla (TSLA), Apple (AAPL), Microsoft (MSTF), a própria Alphabet, Google (GOOGL) são ótimas opções”.

Porém, Cohen destaca que, por serem empresas de tecnologia, a volatilidade e a sensibilidade à mudança dos juros são maiores. 

Na ponta negativa do pregão, as mineradoras caem devido à queda no minério de ferro no exterior. A Vale (VALE3), que tem grande peso ao Ibovespa, fechou em baixa de 0,91%. Além disso, CSN Mineração (CMIN3) caiu 0,19%.

Taxas de juros

Na espera do anúncio do Banco Central, o mercado lida com a piora no cenário internacional após o Federal Reserve manter os juros altos, devido aos dados de inflação acima do esperado.

Além disso, as enchentes no Rio Grande do Sul preocupam especialistas, trazendo expectativas no aumento na inflação. “Com todos esses fatores, o mercado vai ficar de olho no tom do comunicado e no que será dito em relação às próximas quedas de juros”, ressalta Rodrigo Cohen.

De acordo com o analista, agora é o momento dos investidores fazerem caixa.

Temos eleições nos Estados Unidos e mudando o presidente, também sou bem otimista para a economia melhorar. E com o cenário lá fora melhorando, isso vai também favorecer a nossa bolsa por aqui”, afirma.