Ibovespa (IBOV) volta do feriado sem forças e encerra pregão estável
O Ibovespa (IBOV) encerrou o pregão desta quinta-feira (8) pós-feriado praticamente estável.
Em sessão morna, direcionada pelo avanço das ações do varejo e queda dos frigoríficos, o índice de referência da B3 (B3SA3) encerrou em leve alta de 0,01%, a 109.771,21 pontos, segundo dados preliminares.
Nesta quinta, os mercados analisaram a decisão do Banco Central Europeu (BCE) de aumentar a taxa de juros com o objetivo de combater a inflação, que está no nível mais alto em meio século e se aproxima dos dois dígitos.
O BCE elevou sua taxa de depósito em 0,75 ponto percentual, como amplamente esperado. Esse foi o maior aumento da história.
A decisão do Banco Central Europeu dividiu as atenções com as declarações de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed).
Powell disse que o banco central dos Estados Unidos precisa manter um caminho firme, alheio a considerações políticas, no controle dos preços.
O Powell afirmou que o Fed não pode se precipitar ao relaxar o ciclo de aperto monetário, indicando que o patamar final da taxa de juros americana deve permanecer elevado por mais tempo.
Atualmente, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos EUA registra alta de 8,5% no acumulado em 12 meses. Na próxima semana, será divulgado um novo CPI, referente a agosto.
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!