Mercados

Ibovespa (IBOV) tem alta tímida com Vale (VALE3) se recuperando das quedas; mercado aguarda Super Quarta

18 mar 2024, 17:35 - atualizado em 18 mar 2024, 17:37
Vale (VALE3) se recupera das baixas e Ibovespa (IBOV) fecha em alta (Imagem: REUTERS/Yusuf Ahmad)

O Ibovespa (IBOV) fechou em alta nesta segunda (18), com ações da Vale (VALE3) se recuperando das quedas dos últimos pregões e com o mercado ansioso pela Super Quarta do dia 20.

O índice fechou em alta tímida de 0,17%, a 126.954,18 pontos.

  • A “farra” da renda fixa está no fim? Analista comenta as perspectivas para essa classe de ativos depois da reunião do Copom. Confira na edição especial do Giro do Mercado, no dia 21 de março, às 12h. Inscreva-se AQUI para a transmissão gratuita.

Após as quedas durante a semana passada, as ações da Vale voltaram a subir com uma alta de 1,91%. Isso se deu após a recuperação do minério de ferro no exterior, que subiu 5%. Outras mineradoras como CSN Mineração (CMIN3) e Companhia Siderúrgica Nacional (CSN – CSNA3) também tiveram alta no fechamento, com 2,76% e 2,95%, respectivamente.

Também se recuperando de quedas, a Petrobras (PETR4;PETR3) fechou em uma leve alta de 0,06% para ação preferencial e +0,85% para ação ordinária. Apesar da alta no petróleo no exterior, o mercado permanece preocupado com interferências do governo na companhia.

Além disso, entre as altas de hoje, Magazine Luiza (MGLU3) saltou 7,14% e Cogna (COGN3) subiu 4,44%. De acordo com Fabio Louzada, planejador financeiro CFP®️ e fundador da Eu Me Banco, os investidores com altas expectativas em relação aos balanços das companhias. 

Nesta semana ocorrem decisões econômicas sobre juros, tanto no Brasil como nos Estados Unidos. “Por aqui, o Banco Central deve decidir por mais uma queda de juros em 0,5 ponto percentual (p.p.), como já previsto pelo mercado”, afirmou Louzada. 

Enquanto isso, nos EUA, o mercado se mantém atento ao discurso de Jerome Powell, CEO do Federal Reserve, que pode indicar quando o país terá um corte de juros. Os últimos discursos de Powell têm sido cautelosos, e investidores aguardam sinalização do início do ciclo de afrouxamento monetário.

As baixas do IBOV

Na ponta negativa do índice, a MRV (MRVE3) em 5,70%, ocasionada pela revisão do guidance. “O CFO da empresa, Ricardo Paixão, afirmou que a empresa irá construir menos unidades do que o previsto e, por isso, passaram a revisar o guidance para baixo em margem bruta e lucro”, destacou Louzada.

As ações da Eletrobras (ELET3;ELET6) tiveram quedas de 3,60% e 3,12%, respectivamente. O recuo veio após a notícia sobre aumento de cadeiras no conselho. De acordo com coluna do Lauro Jardim, d’O Globo, a companhia teria cedido às pressões do governo para incluir dois indicados.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar