Mercados

Ibovespa (IBOV): O que levou índice a tombar nesta segunda-feira

01 abr 2024, 17:19 - atualizado em 01 abr 2024, 17:55
Ibovespa (IBOV) fecha em baixa de 0,87% nesta segunda (1) (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa fechou em queda nesta segunda-feira (1), sendo puxado pela baixa de Wall Street. O IBOV não teve forças para se sustentar, mesmo com a alta das ações da Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3;PETR4).

O índice fechou em baixa de 0,87%, a 126.990,45 pontos.

Acompanhando a alta do minério de ferro no exterior, as mineradoras Vale e CSN Mineração (CMIN3) fecharam em altas de 0,64% e 0,19%, respectivamente. De acordo com dados econômicos chineses, a expansão da atividade industrial no país tem ajudado a commoditie.

Entre as maiores altas, o IRB (IRBR3) fechou o dia com 2,44%. Mais cedo, o presidente da empresa afirmou que a companhia pode distribuir dividendos a partir do ano que vem.

No último trimestre de 2023 (4T23), a resseguradora teve lucro líquido recorrente de R$ 38 milhões, impulsionado pela melhora de 39 pontos percentuais no índice de sinistralidade.

Além disso, a Hapvida (HAPV3) também fechou o dia com uma alta de 6,49%, devido aos resultados positivos do 4T23.

Na ponta negativa, com a alta dos juros futuros, os setores de varejo e consumo apresentaram baixas hoje. Pão de Açúcar (PCAR3), Petz (PETZ3), Assai (ASAI3) e CVC (CVCB3) fecharam com quedas de respectivamente 3,72%, 5,06%, 3,60% e 5,86%.

A queda de mais de 3% do Itaú (ITUB4) também não ajudou.

  • AS 10 MELHORES AÇÕES PARA INVESTIR EM ABRIL: A analista Larissa Quaresma revela as recomendações da carteira da Empiricus Research neste mês. É só clicar aqui e assistir ao Giro do Mercado para conferir quais papéis comprar agora: 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ibovespa e o cenário externo

Durante a semana passada, nos Estados Unidos, houve decisões de juros do PCE, principal índice de inflação do país. Jerome Powell, presidente da Federal Reserve, não deu sinais de quedas para os juros em junho (que é a expectativa do mercado).

De acordo com Rodrigo Cohen, analista de investimentos e co-fundador da Escola de Investimentos, a fala de Powell deixa o mercado pressionado. Ademais, na próxima quarta-feira, haverá o ADP e na sexta-feira o Payroll, importantes indicadores dos EUA.

Por fim, o PMI (índice de gerentes de compras) veio acima do esperado pela primeira vez desde 2022, ficando em 51,9 com a aceleração da criação de empregos. “Isso mostra, na minha visão, uma economia aquecida e os Estados Unidos com uma economia forte, pujante”, afirma o analista.

Com isso, o mercado brasileiro refletiu a incerteza do exterior, com o medo de que os juros não caiam a partir de junho.

“Fato é que os juros não caindo lá fora fazem com que a nossa Bolsa no curto prazo não suba, o que é muito negativo”, finalizou Cohen.

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.