Mercados

Ibovespa (IBOV) escapa por pouco da queda com apoio de Wall Street; JBS (JBSS3) salta

12 jul 2023, 17:20 - atualizado em 12 jul 2023, 17:32
Ibovespa, Mercados, B3, dividendos
Ibovespa recebe suporte de Wall Street e ações da JBS (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) conseguiu se recuperar nesta quarta-feira (12), encerrando em alta de 0,09%, a 117.666,49 pontos.

A valorização foi puxada pelo otimismo renovado nos mercados acionários em Wall Street, após a divulgação de dados de inflação nos Estados Unidos em linha com o esperado.

O Índice de Preços ao Consumidor nos EUA (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,2% em junho ante mês anterior, pouco abaixo da alta de 0,3% esperada por economistas. Em 12 meses, o aumento foi de 3%, também abaixo dos 3,1% esperados pelo mercado.

O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, teve queda de 0,2% em junho e aumento de 4,8% na base anual, ante leituras de +0,4% e +5,3% em maio, na mesma base de comparação. A previsão era de recuo de 0,3% no mês e +5% em 12 meses.

O economista Francisco Nobre, da XP, diz que os números influenciam pouco na decisão do Federal Reserve (Fed) quanto aos juros norte-americanos. Porém, olhando para o médio prazo, diminui a chance de o banco central apertar o ciclo após a decisão de julho, que manteve a taxa na faixa de 5-5,25%.

Dierson Richetti, especialista em mercado de capitais e sócio da GT Capital, tem uma visão parecida. Ele avalia que os dados do CPI divulgados hoje dão a entender que o Fed pode começar a estabilizar o ciclo de aperto monetário.

“São números que dão condições técnicas para menos altas de juros”, diz.

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que o setor de serviços se recuperou mais que o esperado em maio, puxado principalmente por Transportes.

O volume recuou 0,9%, ante queda de 1,5% em abril. Comparado com maio de 2022, houve avanço de 4,7%, acima das expectativas de 3,8%.

Altas e baixas

As ações da Vale (VALE3) voltaram a subir nesta quarta, impulsionadas pelo minério de ferro, que estendeu a trajetória positiva em meio à expectativa de novos estímulos do governo chinês ao setor imobiliário. A mineradora registrou alta de 0,71%.

A Petrobras (PETR4) fechou o dia com poucos ganhos de 0,06%, na esteira da alta do petróleo nos mercados internacionais.

Enquanto isso, os bancos enfrentaram um dia difícil, com Banco do Brasil (BBAS3) recuando 1,61%. O Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) tombou quase 6% e liderou as baixas da sessão.

Na outra ponta, a JBS (JBSS3) saltou 9,05%, após notícias de planos de listagem nos Estados Unidos visando a ampliação da sua capacidade. Do mesmo setor, a Marfrig (MRFG3) avançou 2,03%.

*Com informações da Reuters.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar