Ibovespa (IBOV) fecha em alta, com mercado em contagem regressiva para decisões sobre juros
O Ibovespa fechou em alta nesta terça (19), seguindo Wall Street. O índice foi sustentado novamente pelas ações da Vale (VALE3), que subiram 0,82%. Enquanto isso, outra ação de maior peso, Petrobras (PETR3;PETR4) fechou no vermelho.
O IBOV fechou em alta de 0,45%, a 127.528,85 pontos.
- Os investimentos preferidos do mercado para março: saiba quais são as top picks dos maiores players do mercado em ações, dividendos, fundos imobiliários e BDRs.
O destaque positivo do dia foi a Embraer (EMBR3) que fechou com uma alta de 6,55%, acumulando uma alta de 7,49% desde 14 de maio, quando as ações dispararam 10,21%. Além disso, Yduqs (YDUQ3) também fechou no azul, com 2,50%.
As ações destas companhias subiram com investidores precificando os balanços do 4T23, divulgados nos últimos dias, segundo a Ativa Investimentos.
Contudo, na ponta negativa, Magazine Luiza (MGLU3) despenca 6,19% em suas ações, após sua divulgação de resultado do 4T23. Tim (TIMS3) e Hapvida (HAPV3) também fecharam o dia entre as maiores baixas.
O mercado permanece de olho na Super Quarta, que acontecerá amanhã (20). “O Banco Central [do Brasil] deve decidir por mais uma queda de juros em 0,5 ponto percentual (p.p.), como já previsto pelo mercado”, afirmou Fabio Louzada, planejador financeiro CFP®️ e fundador da Eu Me Banco.
Enquanto isso, nos EUA, o mercado se mantém atento ao discurso de Jerome Powell, CEO do Federal Reserve, que pode indicar quando o país terá um corte de juros. Os últimos discursos de Powell têm sido cautelosos, e investidores aguardam sinalização do início do ciclo de afrouxamento monetário.