Ibovespa (IBOV): VALE3, PETR4 e Relatório Focus dão gás ao índice nesta segunda (3)
O Ibovespa (IBOV) abriu a semana com fôlego renovado. Nesta segunda-feira (3), o índice subiu 1,34%, a 119.672,78 pontos. O otimismo do mercado refletiu projeções mais positivas em relação aos juros no Brasil.
Sem o suporte dos índices acionários em Wall Street, que não tiveram negociação hoje devido ao feriado de Independência, o mercado local se apoiou nos números do Relatório Focus, do Banco Central.
Economistas ouvidos pela autoridade monetária brasileira reduziram a previsão para a Selic de 12,25% para 12% em 2023. Essa é a menor aposta registrada pelo boletim desde o começo do ano.
As apostas em relação à inflação também estão mais otimistas, com os especialistas projetando uma elevação de 4,98% neste ano (ante expectativa de 5,06%).
Segundo Alberto Ramos, diretor de pesquisa macroeconômica para América Latina do Goldman Sachs, as mudanças nas projeções no Relatório Focus se somam a outros eventos recentes que devem trazer conforto ao BC para iniciar o ciclo de afrouxamento monetário na próxima reunião do Copom, em agosto.
O novo Relatório Focus foi publicado após a divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que, diferentemente do comunicado, sinalizou a possibilidade de corte nos juros em breve.
Também ajudou a levantar os ânimos a decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) de manter a meta de inflação em 3% até 2026 e adotar um novo modelo de meta de inflação “contínua”.
- AS 10 AÇÕES PARA INVESTIR EM JULHO: João Piccioni, analista-chefe da Empiricus Research, indica as melhores oportunidades para ganhar dinheiro neste mês no Giro do Mercado de hoje (03), assista aqui! Aproveite para se inscrever no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.
Altas e baixas
Outro fator por trás da valorização do Ibovespa é a disparada de 3,13% da Vale (VALE3), em contraste à queda dos preços do minério de ferro na China. Foi anunciado que a barragem Torto no complexo de Brucutu teve sua licença de operação aprovada pelo Conselho Estadual de Política Ambiental da Semad de Minas Gerais.
A Petrobras (PETR4) subiu 1,86% após o tombo de quase 5% no pregão passado. O movimento das ações contrasta com a fraqueza do petróleo no exterior.
Os bancos também subiram, ajudando a elevar o índice.
Gerdau (GGBR4) foi um dos destaques positivos da sessão, com o noticiário repercutindo o pedido do governo de Tangshan, maior centro siderúrgico da China, para as siderúrgicas locais reduzirem a produção como parte de esforços para melhorar a qualidade do ar.
Os papéis da MRV (MRVE3) foram o destaque de baixa do dia, com queda de 3,11%.
*Com informações da Reuters