Ibovespa (IBOV): Queda de VALE3 apaga euforia com ganhos de PETR4, e índice perde força; veja o resumo do dia
Sem forças vindo de Wall Street, o Ibovespa (IBOV) teve um pregão morno nesta segunda-feira (5). O índice até abriu em alta, mas desacelerou após Vale (VALE3) virar para queda e apagar os ganhos da Petrobras (PETR4).
O índice, que é referência na Bolsa brasileira, fechou em leve alta de 0,12%, a 112.696,32 pontos.
Nos Estados Unidos, investidores avaliam os próximos passos que o Federal Reserve (Fed), banco central do país, dará em relação aos juros. Há expectativa de manutenção das taxas na próxima reunião de política monetária, embora o cenário siga incerto.
Hoje, foram divulgados dados do setor de serviços nos EUA. De acordo com o Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM), o PMI norte-americano passou de 51,9 em abril para 50,3 pontos em maio. Já o índice composto, medido pelo S&P Global, subiu de 53,6 para 54,9 em maio. As projeções apontavam para 54,5 pontos.
Na zona do euro, o PMI de serviços recuou de 56,2 em abril para 55,1 em maio. Além disso, o PMI Composto caiu de 54,1 para 52,8 pontos no mesmo período, marcando o menor nível em três meses. No Reino Unido, o PMI do setor de serviços caiu de 55,9 em abril para 55,2 em maio, enquanto o composto caiu de 54,9 para 54 pontos.
Na China, o PMI de Serviços acelerou em maio, subindo de 56,4 em abril para 57,1 em maio. O PMI Composto do Caixin/S&P, que inclui as atividades de indústria e serviços, subiu de 53,6 para 55,6 de 53,6 no período.
CORTE NO PETRÓLEO: BOA NOTÍCIA PARA A PETROBRAS (PETR4)? | VEJA A SMALL CAP QUE JÁ SUBIU 54% EM 2023
Boletim Focus
No Brasil, um novo Relatório Focus foi divulgado pelo Banco Central (BC). O mercado parece que segue confiante com a queda da inflação.
Os economistas reduziram a previsão do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ao fim deste ano. As projeções passaram de 5,71% para 5,69%.
No caso da Selic, as estimativas para 2023 e 2024 permaneceram em 12,5% e 10%, respectivamente.
Altas e baixas
A Vale recuou 0,82% nesta segunda, apesar da alta do minério de ferro na China, impulsionada por notícias de novas medidas de apoio ao setor imobiliário do país.
Enquanto isso, Petrobras avançou 1,07%, seguindo o avanço dos preços do petróleo, após a Arábia Saudita anunciar que reduzirá sua produção em 1 milhão de barris por dia em julho.
Dentro do setor bancário, Bradesco (BBDC4) subiu 1,81% com o Credit Suisse elevando a recomendação para “neutro”. Na mesma toada, as ações do Banco do Brasil (BBAS3), que fecharam em alta de 0,33%, foram cortadas para “neutro”.
Liderando as altas do Ibovespa na sessão, a CVC (CVCB3) disparou quase 11%. Na sexta-feira à noite, a companhia anunciou o aporte de R$ 75 milhões com a gestora GJP, fundo de investimento do fundador e antigo controlador da companhia Guilherme Paulus.
A Eneva (ENEV3) recuou 4,01%, após a agência de classificação de risco de crédito Fitch Ratings rebaixar a nota nacional de longo prazo da empresa para “AA+(bra)”. O UBS BB também cortou a recomendação para “venda”.