Ibovespa: Como a China levou índice para ‘as nuvens’ nesta segunda
O Ibovespa fechou em alta nesta segunda (8), puxado pelas ações da Vale (VALE3) que dispararam após o avanço no minério de ferro.
O índice subiu 1,63%, a 128.857,16 pontos.
- [Carteira recomendada] 10 ações brasileiras para investir agora e buscar lucros – baixe o relatório gratuito
As mineradoras fecharam o dia com bons resultados. CSN Mineração (CMIN3), Usiminas (USIM5) e a Companhia Siderurgica Nacional (CSNA3) finalizaram o dia com altas de 4,71%, 5,85% e 2,61%, respectivamente.
O avanço do minério de ferro se deu pelo otimismo de possíveis medidas para fortalecer o fraco setor siderúrgico na China. Além disso, as expectativas de uma onda de reabastecimento pós-feriado por parte das siderúrgicas do país também impulsionaram a commodity.
Na ponta negativa, IRB (IRBR3) caiu 2,60% apesar da alta do último pregão com a recomendação do Citi. Além disso, as ações da Braskem (BRKM5) fecharam com uma baixa de 2,84% após o Ministério Público Federal (MPF) ajuizar uma ação civil contra a companhia.
A ação do MPF, divulgada nesta segunda (8), pede a construção de um novo hospital psiquiátrico em Maceió (AL), devido ao afundamento do solo que levou a pacientes evacuarem unidades do Complexo de Saúde Mental, causado por mina da Braskem.
Por fim, o mercado aguarda dados de inflação no Brasil e de CPI dos Estados Unidos, na quarta-feira (10). De acordo com Fabio Louzada, economista, planejador financeiro e fundador da Eu me banco, “as apostas no CME estão mais divididas em relação à quando teremos uma queda de juros nos EUA”.