Após volatilidade em início de sessão, Ibovespa (IBOV) firma trajetória positiva e fecha em alta de quase 1%
O Ibovespa (IBOV) iniciou o pregão desta quinta-feira (2) oscilando entre perdas e ganhos, mas conseguiu se sustentar no campo positivo à tarde até o fechamento do dia.
O índice terminou em alta de 0,93%, a 112.392,91 pontos. O indicador não fechava acima dos 112 mil pontos desde 20 de abril.
Ações de empresas de varejo tiveram uma boa sessão de negociação após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar os dados do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre do ano.
As mineradoras também subiram bem hoje, refletindo a alta do minério de ferro na China. A CSN Mineração (CMIN3) disparou mais de 9%, enquanto a Vale (VALE3), nome de grande peso no Ibovespa, registrou ganhos de 1,88%.
A Bolsa brasileira também foi guiada por Wall Street, que terminou o dia no azul, apesar de dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos não tão animadores.
Notícias que movimentaram o Ibovespa hoje
PIB do Brasil
A economia brasileira apresentou crescimento de 1% no trimestre encerrado em março de 2022 ante o quarto trimestre do ano passado, informou o IBGE.
O crescimento da economia foi puxado pela alta nos serviços, de 1%. O setor representa 70% do PIB do país.
Dentro dos serviços, o maior crescimento foi de outros serviços (atividades dos serviços prestados às famílias, como alojamento e alimentação), que tiveram alta de 2,2% no trimestre.
Houve ainda crescimento de 2,1% em Transporte, Armazenagem e Correio, além de aumento do transporte de cargas, relacionado ao aumento do e-commerce, e de passageiros, impulsionado pelo crescimento das viagens aéreas.
A agropecuária recuou 0,9% no primeiro trimestre, impactada principalmente pela estiagem no Sul.
A indústria se manteve estável.
Mercado de trabalho dos EUA
Dados de geração de emprego no setor privado dos EUA em maio vieram abaixo do esperado. De acordo com o Relatório Nacional de Emprego da ADP, foram criados 128 mil postos de trabalho no mês passado.
Ainda, os números de abril foram revisados para baixo, mostrando agora adição de 202 mil empregos, ante os 247 mil divulgados inicialmente.
No mercado norte-americano, também foram divulgados os dados semanais de pedidos iniciais de seguro-desemprego.
Na semana encerrada em 28 de maio, os pedidos caíram para 200 mil (com ajuste sazonal), abaixo dos 210 mil esperados por economistas consultados pela Reuters.
As novas solicitações estão estáveis desde março, quando atingiram mínima em mais de 50 anos.
Ainda assim, o relatório de emprego fora do setor agrícola deve mostrar que o crescimento do emprego continuou no mês. Segundo uma pesquisa da Reuters, os EUA devem ter criado, fora do setor agrícola, 325 mil empregos no mês passado em termos líquidos.
Alta do minério de ferro
Os futuros de minério de ferro de referência na bolsa de commodities e Dalian com entrega em setembro fecharam em alta de 3,8% nesta quinta, para 936 yuanes a tonelada, maior nível desde 19 de abril.
Na Bolsa de Cingapura, o contrato de minério de ferro de junho mais ativo registrou avanço de 4,8%.
O avanço nas negociações do dia reflete o movimento de reabastecimento de estoques por parte das siderúrgicas antes do feriado na China.
Os mercados chineses estarão fechados nesta sexta (3) por conta do Dragon Boat Festival.
Destaques
– VALE (VALE3) avançou 1,88%, em mais uma sessão de alta do contratos futuros de minério de ferro na China, com os preços atingindo uma máxima de seis semanas. No setor, CSN MINERAÇÃO ON (CMIN3) saltou 9,28%.
– USIMINAS PNA (USIM5) subiu 5,24%, tendo também de pano de fundo que emplacamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos tiveram em maio o melhor desempenho mensal até agora em 2022.
– LOJAS RENNER ON (LREN3) fechou em alta de 4,05%, em sessão de ganhos para o setor de consumo, na esteira dos números do PIB, embora muitas varejistas já tivessem antecipado dados forte no período. PETZ ON subiu 5,89%.
– POSITIVO TECNOLOGIA ON (POSI3) disparou 15,33% e LOCAWEB ON (LWSA3) saltou 8,73%, chamando a atenção, mas sem novidades relevantes. Vale destacar que, no ano, essas ações ainda contabilizam perdas de 17% e 46%, respectivamente.
– PETROBRAS PN (PETR4) caiu 0,87%, apesar da melhora dos preços do petróleo no exterior, enquanto persistem discussões relacionadas aos preços dos combustíveis no Brasil. A companhia elevou o preço do querosene de aviação (QAV) em mais de 11% em vários polos.
– IRB BRASIL ON (IRBR3) perdeu 3,33%, em sessão de ajustes, após alta nos dois pregões anteriores (+6,76%).
Com Reuters
Entre para o nosso Telegram!
Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!