Mercados

Ibovespa (IBOV): Os dois principais fatores que deram um gás ao índice nesta sexta (7)

07 jul 2023, 17:25 - atualizado em 07 jul 2023, 17:39
Ibovespa
Investidores repercutiram aprovação da reforma tributária na Câmara (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O último pregão da semana foi forte para o Ibovespa (IBOV), que subiu 1,25%, a 118.897,99 pontos. Com a valorização desta sexta-feira (7), o índice de referência da Bolsa brasileira fechou a semana com ganhos acumulados de 0,68%.

Investidores repercutiram a aprovação do texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária na Câmara dos Deputados e dados mais positivos nos Estados Unidos.

A Câmara aprovou na noite desta quinta (6), em dois turnos, a proposta da reforma tributária, que prevê a substituição gradual de impostos federais e estaduais por um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual. Com isso, cinco tributos diferentes serão eliminados: IPI (federal), PIS (federal), Cofins (federal), ICMS (estadual) e ISS (municipal).

Agora há pouco, a Casa aprovou os destaques, concluindo a votação do texto, que segue para o Senado.

O relator do projeto, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), realizou mudanças de última hora nas regras de composição do Conselho Federativo, entidade que administrará os recursos do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e que vinha sendo alvo de disputa entre os Estados.

O relator também anunciou a redução da alíquota do imposto único a ser cobrado de produtos de setores favorecidos, como saúde, educação, transporte e agronegócio.

Juros americanos

Nos EUA, os principais dados que os mercados repercutiram foram do relatório de emprego (payroll), divulgado pelo Departamento do Trabalho. No país, foram criadas 209 mil vagas em junho, mostrando uma desaceleração acima do esperado (mercado projetava 225 mil vagas abertas).

Enquanto isso, a taxa de desemprego nos EUA ficou em 3,6% no mês, ante projeção de 3,7%.

Os dados foram interpretados como positivos pelos mercados, que tenta traçar o caminho futuro dos juros norte-americanos nos próximos meses.

No entanto, William Castro Alves, estrategista-chefe da Avenue Securities, ressalta que os salários seguem pressionados, tornando-se um risco para o controle da inflação.

Altas e baixas

As ações da Vale (VALE3) avançaram quase 1%, dando gás ao Ibovespa. O movimento vai na contramão do minério de ferro, cujos preços sofreram queda nos mercados da Ásia.

Já a Petrobras (PETR4) virou para queda de 0,51%, mesmo com o petróleo avançando. Também do setor de óleo e gás, a 3R Petroleum (RRRP3) disparou 7,04% após divulgar dados de produção referentes a junho.

O Grupo Pão de Açúcar (GPAPCAR3) voltou a ser destaque positivo, com disparada de 10,15%, conforme investidores monitoram movimentos envolvendo a fatia da companhia no Éxito e negociações do Casino com credores.

*Com informações da Reuters

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar