Mercados

Ibovespa (IBOV) começa junho no azul; por que índice disparou nesta quinta?

01 jun 2023, 17:22 - atualizado em 01 jun 2023, 17:33
Ibovespa, Itaú, bancos, ações
Ibovespa ganha impulso com PIB e blue chips (Imagem: Bloomberg)

O Ibovespa (IBOV) iniciou o mês de junho em disparada, fechando esta quinta-feira (1º) em alta de 2,06%, a 110.564,66 pontos.

Além de se beneficiar de um exterior positivo, com os mercados de Wall Street encerrando o pregão em alta após a Câmara dos Estados Unidos aprovar a suspensão do teto da dívida do país, o índice de referência da Bolsa surfou a alta das ações da Vale (VALE3), que saltaram 2,12%, apesar da fraqueza do minério de ferro. A mineradora foi um dos destaques negativos no mês passado.

Os papéis da Petrobras (PETR4), que avançaram 3,22%, também deram suporte ao Ibovespa. A empresa estatal aproveitou a recuperação nos preços do petróleo nos mercados internacionais. Ela ainda confirmou que se reuniu com executivos do fundo Apollo e da Adnoc para discutir a sua posição no setor petroquímico brasileiro no âmbito da elaboração do Plano Estratégico 2024-28.

Os bancos brasileiros subiram, com Bradesco (BBDC4) e Itaú (ITUB4) cravando altas de 1,74% e 1,46%, respectivamente. Banco do Brasil (BBAS3) e Santander Brasil (SANB11) subiram 0,27% e 1,82%.

Economia brasileira

No cenário doméstico, o grande dado do dia foi o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre. O indicador avançou 1,9% no período, totalizando R$ 2,6 bilhões em valores correntes.

A alta foi puxada pela Agropecuária (21,6%), sendo que o PIB do setor somou R$ 259,7 bilhões, além do avanço de 0,6% em Serviços. Já a Indústria registrou queda de 0,1%.

Lucas de Caumont, estrategista de investimentos da Matriz Capital, avalia que a divulgação do PIB, junto com a última divulgação do IPCA-15, que também veio melhor que o esperado, cria o “cenário perfeito” para os mercados se animarem e os juros caírem.

A expectativa de proximidade da queda de juros brasileiros vem impulsionando ações ligadas à atividade econômica local, como Azul (AZUL4) e CVC (CVCB3), que subiram 5,93% e 7,40% hoje.

A construtora MRV (MRVE3) engatou uma valorização de 6,15%. Yduqs (YDUQ3), que disparou mais de 70% só em maio, também fechou o dia no campo positivo, com ganhos de 6,47%. A Locaweb (LWSA3) subiu 11,88%, beneficiada pelo recuo das curvas de juros.

MAGAZINE LUIZA (MGLU3): O PATINHO FEIO VOLTOU A SER A QUERIDINHA? | AS 10 MELHORES AÇÕES PARA JUNHO

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar