Mercados

Ibovespa (IBOV) destoa de Wall Street e avança nesta quarta (5), mesmo com fraqueza de PETR4 e VALE3

05 jul 2023, 17:22 - atualizado em 05 jul 2023, 17:42
Mercados Ações Ibovespa
Ibovespa vai na contramão de Wall Street e avança nesta quarta-feira (5) (Imagem: Bloomberg)

O Ibovespa (IBOV) voltou a avançar nesta quarta-feira (5), após um breve período de correção no pregão anterior. O índice, que é referência para a Bolsa brasileira, fechou em alta de 0,40%, a 119.549,21 pontos.

A performance do mercado local se destoou do sentimento predominante em Wall Street. Os índices acionários voltaram do feriado da Independência dos Estados Unidos sob pressão, repercutindo a ata da última reunião do Federal Reserve (Fed), em junho.

De acordo com a ata, quase todos os membros do banco central norte-americano concordaram com a manutenção dos juros em 5-5,25% para avaliar se novas elevações seriam necessárias.

“A maioria desses participantes observou que deixar a taxa inalterada nessa reunião lhes daria mais tempo para avaliar o progresso da economia”, mostra a ata.

Porém, projeções divulgadas logo após a reunião de junho mostraram que 16 das 18 autoridades ainda esperavam um aumento de pelo menos 0,25 ponto percentual nos juros até o fim do ano.

Na zona do euro, o Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto caiu para 49,9 em junho, de 52,8 em maio. Com isso, o resultado ficou abaixo da marca de 50 pontos, entrando no território de contração pela primeira vez no ano. O setor de serviços também apresentou queda, de 55,1 em maio para 52 em junho.

No Brasil, o PMI de Serviços mostram uma queda de 53,3 em junho, ante 54,1 em maio. O PMI Composto caiu para 51,5 em junho, ante 52,3 em maio, sendo o nível mais fraco desde março.

Altas e baixas

Vale (VALE3) recuou 0,88%, mesmo com o avanço do minério de ferro. A XP Investimentos atualizou a tese de investimento do setor de mineração e siderurgia, rebaixando a companhia para “neutro”.

A Petrobras (PETR4) mostrou perdas de 0,13%, apesar da valorização nos preços do petróleo. Do mesmo setor, a Prio (PRIO3) teve alta de 1,52%, após divulgar produção de 91 mil barris de petróleo equivalente por dia (boepd) no segundo trimestre de 2023, alta de 49% ante o primeiro trimestre.

As ações da BRF (BRFS3) saltaram mais de 10% e lideraram as altas do Ibovespa hoje. O frigorífico confirmou a realização de uma oferta de ações envolvendo o investimento do fundo saudita Salic e da Marfrig (MRFG3) na companhia.

Destaque entre as quedas, a Braskem (BRKM5) perdeu 4,42%. Analistas do JPMorgan cortaram a recomendação para “neutro” e reduziram o preço-alvo de a R$ 28,50.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar