Mercados

Ibovespa: O fator que virou o jogo para índice nesta terça-feira

02 abr 2024, 17:19 - atualizado em 02 abr 2024, 17:36
3r-petroreconcavo
Ibovespa fecha em leve alta de 0,44%; PetroRecôncavo despenca após possível fusão. (Imagem: Divulgação 3R Petroleum/PetroReconcavo)

Em meio à forte volatilidade, o Ibovespa encerrou o pregão desta terça-feira perto da máxima do dia. Por volta das 13h, o índice chegou a cair, mas recuperou o fôlego, com a Petrobras (PETR3;PETR4) no radar. A empresa figurou entre as maiores altas da bolsa, puxado pela alta do petróleo.

Vale (VALE3) também fechou em elevação, com alta de 1,18%.

O índice encerrou o pregão em alta de 0,44%, a 127.548,74 pontos.

Além disso, as ações da 3R Petroleum (RRRP3) tiveram uma leve valorização, de 0,73%, diante da possível fusão com Enauta (ENAT3).

Apesar do cenário positivo das petrolíferas, PetroRecôncavo (RECV3) despencou 9,02%. O tombo ocorreu após notícia da possível fusão citada anteriormente, visto que a 3R Petroleum suspendeu negociações com a companhia depois da proposta de Enauta (que também caiu, com 11,09%). 

Na mesma linha de quedas, Yduqs (YDUQ3) fechou com baixa de 2,39%, com a aversão do mercado aos seus recentes resultados. Já para a Hapvida (HAPV3), também presente nas maiores baixas do pregão, a companhia fechou com -1,27%.

Apesar disso, na ponta positiva, as Lojas Renner (LREN3) sobem 3,80% após recomendação de compra pelo Bank Of America.

No cenário macroeconômico, a incerteza da economia americana pode estar freando a bolsa, de acordo com Felipe Pohren de Castro, especialista em mercado de capitais e sócio da Matriz Capital

“A provável manutenção das taxas americanas por mais tempo do que o esperado, para frear a inflação, desestimula os investidores a buscarem retornos maiores em outros mercados, como a bolsa brasileira.”, afirmou. 

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.