Mercados

Ibovespa volta a disparar nesta sexta-feira; entenda os motivos

03 maio 2024, 17:12 - atualizado em 03 maio 2024, 17:29
payroll
Ibovespa disparou nesta sexta (3), refletindo o Payroll dos Estados Unidos (Imagem: REUTERS/Amira Karaoud)

O Ibovespa disparou nesta sexta (3), refletindo o Payroll dos Estados Unidos, que teve uma boa reação do mercado. 

O índice subiu 1,09%, a 128.508,67 pontos, acumulando uma alta de 1,56% nesta semana.

  • O que as grandes mentes do mercado vão fazer com as ações da Vale, depois da divulgação do balanço do 1T24? Você pode conferir a resposta sem pagar nada. É só clicar aqui.

Nas maiores altas do dia, as empresas que são mais sensíveis à mudança nos juros se destacaram. O Magazine Luiza (MGLU3), Eztec (EZTC3) e Cyrela (CYRE3) subiram respectivamente, 7,53%, 6,01% e 5,93%. 

A Azul (AZUL4) também apresentou uma alta neste pregão, com a notícia que o governo pode criar um fundo permanente para ajuda ao setor de aviação. A companhia aérea fechou com +7,78%. 

Na ponta negativa, Petrobras (PETR3;PETR4) e Prio (PRIO3) caem devido à cotação do petróleo no exterior. Dessa forma, as petrolíferas fecharam com quedas de 1,59% (ordinárias), 1,36% (preferenciais)e 1,41%, respectivamente.

Payroll nos Estados Unidos

Apesar do indicador ter vindo com criação de vagas de emprego abaixo do esperado, o mercado recebeu o número como um resultado positivo.

O Payroll refletiu a insistência do Federal Reserve em diminuir a força do mercado de trabalho nos Estados Unidos, como forma de ajudar no controle da inflação e, consequentemente, começar a pensar em corte de juros.

De acordo com André Fernandes, head de renda variável e sócio da A7 Capital, “com um Payroll mais fraco, as opções de corte de -0,50% na Selic voltaram a dar as caras, e mantém o mercado dividido entre um corte de -0,25% (maioria das apostas) ou um corte de -0,50%, nessa reunião do Copom de maio”.

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.