Mercados

Ibovespa (IBOV) engata forte alta nesta terça (10) e sobe para os 116 mil pontos; entenda o movimento

10 out 2023, 17:18 - atualizado em 10 out 2023, 17:42
ibovespa-mercados-b3
Ibovespa voltou a subir nesta terça-feira (10) (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) subiu novamente nesta terça-feira (10), ganhando novo impulso dos índices acionários em Wall Street.

Ações de Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), esta renovando máximas no ano, ajudaram a dar suporte, o que fez com que o Ibovespa encerrasse em alta de 1,37%, a 116.736,95 pontos.

Os mercados seguem de olho nos desdobramentos do conflito que se instaura no Oriente Médio, após ataques realizados pelo grupo islâmico Hamas em Israel no sábado. O governo israelense contra-atacou com bombardeios na Faixa de Gaza, elevando preocupações quanto a uma potencial escalada da guerra.

A guerra entre Israel e Hamas entra em seu quarto dia. A preocupação nos mercado diz respeito ao petróleo, que disparou ontem, mas entrou em correção nesta terça.

Elcio Cardozo, especialista em mercado de capitais e sócio da Matriz Capital, diz que ainda é cedo para compreender os efeitos dessa nova guerra.

“Diferentemente do que ocorreu entre Russia e Ucrânia, estes conflitos na faixa de Gaza perduram por muitas décadas e o que ocorreu, na verdade, foi uma retaliação muito forte do Hamas à Israel, o que fugiu da normalidade do conflito”, diz.

Apesar da queda nos preços da commodity, as ações preferenciais da Petrobras subiram 0,74%, dando suporte ao Ibovespa. Vale avançou 0,60% e contribuiu para a sessão positiva.

Além disso, falas mais dovish de representantes do Federal Reserve descartando a necessidade de novos aumentos nos juros dos Estados Unidos melhoraram o humor dos mercados, o que acabou respingando no mercado doméstico também.

Dessa forma, nesta semana, os Treasuries vêm apresentando um movimento de correção após fortes altas registradas anteriormente, destaca Cardozo.

“Com isso, os ativos de risco passaram a corrigir o movimento de queda registrados nas últimas semanas. Neste cenário, o Ibovespa voltou a subir”, explica.

Ações da CVC (CVCB3) dispararam 16,48%, em movimento semelhante ao das aéreas. Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) tiveram ganhos de mais de 7% cada.

Do lado das baixas, Alpargatas (ALPA4) perdeu 4,34% após o Citi cortar o preço-alvo.