Mercados

Ibovespa (IBOV) supera Wall Street e engata nova alta nesta terça (12) com IPCA; veja o fechamento

12 set 2023, 17:16 - atualizado em 12 set 2023, 17:33
Ibovespa - REUTERS-Amanda Perobelli
Ibovespa fecha na contramão de Wall Street (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) segue em trajetória positiva nesta semana, tendo subido 0,93%, a 117.968,12 pontos, nesta terça-feira (12).

Mesmo com a baixa em Wall Street, o índice de referência da Bolsa brasileira conseguiu engatar um novo pregão de alta, puxado por bancos e Petrobras (PETR4).

A empresa estatal seguiu navegando a valorização dos preços do petróleo. Ainda, hoje, a Opep alterou a sua expectativa para a produção de combustíveis líquidos no Brasil ao fim de 2023, incluindo uma alta de 40 mil barris por dia (bpd).

Também nesta terça, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os números do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto, que vieram abaixo das expectativas do mercado.

O indicador subiu 0,23% em agosto, acelerando-se em relação à alta de 0,12% apurada em julho, mas veio melhor que o esperado, segundo mediana projetada pelo mercado, que esperava aceleração de 0,26%.

Elcio Cardozo, especialista em mercado de capitais e sócio da Matriz Capital, avalia que os dados vieram positivos e o mercado entende que, nesse caminho, há espaço para o Banco Central continuar o movimento de queda de juros.

Agora, a grande atenção do mercado na semana fica para a divulgação dos dados de inflação nos Estados Unidos, comenta.

Dados de inflação do mercado americano serão divulgados amanhã de manhã, o que deve mexer com o ânimo dos mercados e com as expectativas quanto aos próximos passos que o Federal Reserve, o banco central dos EUA, pode tomar daqui para frente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Altas e baixas

Na contramão da Petrobras e dos bancos, a Vale (VALE3) reverteu tendência de alta e caiu 0,07%, mesmo com a valorização do minério de ferro na Ásia.

Do lado das altas, Petz (PETZ3) disparou 5,80%. O varejo foi beneficiado pela queda das taxas futuras de juros.

Seguindo o movimento, Assaí (ASAI3) avançou 5,32%.

Hapvida (HAPV3) subiu 4,50%. A ação é a top pick do setor de saúde para o Itaú BBA, que introduziu novo preço justo de R$ 7 ao fim de 2024.

Do lado das baixas, destaque para Braskem (BRKM5) e Locaweb (LWSA3).