Mercados

Ibovespa (IBOV) se livra de pregão ruim com ajuda do exterior; Vale (VALE3) quebra sequência de quedas

26 maio 2023, 17:22 - atualizado em 26 maio 2023, 17:37
Ibovespa
Exterior impulsiona Ibovespa nesta sexta-feira (26) (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O Ibovespa (IBOV) venceu a volatilidade e engatou um novo pregão de alta nesta sexta-feira (26), fechando o dia com ganhos de 0,77%, a 110.905,51 pontos. Na semana, o índice, que é referência na Bolsa brasileira, fechou com leve valorização de 0,14%.

A sessão de hoje foi marcada por dados positivos de inflação nos Estados Unidos, o que levantou o ânimo dos índices acionários em Wall Street e deu suporte ao mercado local.

O Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE), indicador preferido do Federal Reserve (Fed), subiu 0,4% em abril, ante alta de 0,1% em março. No acumulado em 12 meses, o PCE subiu 4,4%.

O núcleo do PCE, que exclui os componentes voláteis de alimentos e energia, também subiu 0,4%, após alta de 0,3% em março. Em 12 meses, o indicador acumulou alta de 4,7%.

Na terra do Tio Sam, investidores seguem monitorando o andamento das discussões sobre o teto da dívida norte-americana. Circulam notícias de que o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Kevin McCarthy, estariam mais próximos de fechar um acordo para aumentar o teto de endividamento do país por dois anos.

No Brasil, o mercado tem alimentado a expectativa de que a Selic, taxa básica de juros do país, cairá nos próximos meses, em meio a uma maior definição do arcabouço fiscal.

Ontem, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação, subiu 0,51% em maio, desacelerando-se em relação a abril, quando avançou 0,57%. O resultado veio abaixo da mediana projetada pelo mercado, de 0,61%.

Altas e baixas

As ações do setor aéreo foram mais uma vez o destaque positivo do Ibovespa. Os papéis da CVC (CVCB3) decolaram mais de 11%, enquanto Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4) encerraram em alta de 6,66% e 2,76%, respectivamente.

Investidores têm buscado papéis sensíveis ao mercado doméstico, na expectativa de queda de juros.

Na véspera, as empresas aéreas subiram com a aprovação do Senado para a medida provisória que isenta companhias do setor de PIS/Cofins até 2026.

O setor de mineração e siderurgia também tiveram um pregão positivo, refletindo a recuperação nos preços do minério de ferro na China. Os papéis da Vale (VALE3) quebraram uma sequência de cinco perdas seguidas e terminaram com valorização de 2,28%. Apesar disso, a ação da mineradora caiu na semana.

Petrobras (PETR4) também subiu, acompanhando a alta do petróleo nos mercados internacionais.

Destaque de queda, Cielo (CIEL3) perdeu 3,19% hoje, enquanto Assaí (ASAI3) fechou com baixa de 1,98%.