Ibovespa (IBOV) volta a subir após 5 pregões de queda, mas tem semana ruim; veja destaques
O Ibovespa (IBOV) quebrou a sequência de queda dos últimos cinco pregões e subiu nesta sexta-feira (3), embalado pelo avanço dos índices acionários dos Estados Unidos em meio a um alívio nos rendimentos dos Treasuries.
O índice de referência da Bolsa brasileira fechou em alta de 0,52%, a 103.865,99 pontos. Apesar disso, não escapou de acumular perdas de 1,82% na semana, repercutindo o tema de reoneração de combustíveis.
No início da semana, o Ministério da Fazenda confirmou a volta da cobrança de impostos federais sobre a gasolina e o etanol após o fim do prazo da desoneração, em 28 de fevereiro. Fernando Haddad informou que a reoneração da gasolina terá aumento de R$ 0,47 o litro e R$ 0,02 para o etanol. Também foi confirmada a taxação da exportação de petróleo bruto no Brasil em 9,2%.
As decisões empurraram as ações do setor de óleo e gás. A 3R Petroleum (RRRP3) perdeu mais de 16% na semana, seguida de PRIO (PRIO3), que recuou cerca de 7%.
As petroleiras júniores, em especial 3R Petroleum e PetroReconcavo (RECV3), foram penalizadas pelo mercado após o Ministério de Minas e Energia (MME) solicitar à Petrobras (PETR4) a paralisação dos processos de venda de ativos em curso pelo prazo de 90 dias.
Ao mercado, a Petrobras disse que seu conselho de administração avaliará as vendas em curso, o que inclui o Polo Potiguar, adquirido pela 3R Petroleum.
Falas de Jean Paul Prates jogaram mais fogo à lenha. Em entrevista a jornalistas realizada na tarde desta quinta-feira (2), o CEO da Petrobras disse que o governo poderá recomendar a suspensão em definitivo das vendas de alguns ativos em curso da estatal, após conclusão de análise. Prates ressaltou, no entanto, que a decisão final ainda será da petroleira.
A Petrobras divulgou seus resultados na semana. Apesar de um lucro forte e com anúncio de dividendos, o mercado está mais preocupado com o destino da política de remuneração aos acionistas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar os dividendos distribuídos pela Petrobras, sugerindo uma redução de 50% para que a outra metade fosse direcionado para investimentos.
Altas e baixas desta sexta
As ações da Minerva (BEEF3) lideraram as altas do Ibovespa. A disparada de 7,27% veio após o Ministério da Agricultura confirmar que o caso de “vaca louca” detectado no Brasil é atípico – ou seja, sem risco de contaminação.
Nas baixas, Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3) estiveram entre os destaques, com investidores sinalizando preocupação com juros.
A Hapvida (HAPV3) teve novamente a maior desvalorização do Ibovespa no dia. Os papéis da companhia de saúde derreteram após a divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2022.
Petrobras subiu 4,3% com o suporte do petróleo; Vale (VALE3) terminou em leve alta de 0,34%.