BusinessTimes

Ibovespa (IBOV) tem pregão morno com mercado em compasso de espera

21 mar 2023, 17:20 - atualizado em 21 mar 2023, 17:24
Ibovespa
Ibovespa tem sessão fraca enquanto mercado aguarda Super Quarta (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O pregão desta terça-feira (21), embora positivo, foi morno. O Ibovespa (IBOV) fechou em alta de 0,08%, a 100.998,13 pontos.

Investidores aguardam ansiosos para a Super Quarta, quando o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central e as autoridades monetárias do Federal Reserve (Fed) anunciam as próximas medidas a serem adotadas para conter a inflação em seus respectivos países.

A expectativa para o anúncio do Fed aumentou diante da crise dos bancos nos Estados Unidos, após o colapso do SVB Financial Group e do Signature Bank.

O mercado quer saber qual a postura que o banco central norte-americano irá adotar, visto que a autoridade monetária deve considerar a situação dos bancos ao mesmo tempo que avalia os níveis elevados de inflação no país.

No Brasil, o mercado avalia que o Copom deve anunciar a manutenção da Selic, a taxa básica de juros do Brasil, no patamar atual de 13,75%.

Nesta terça, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez críticas contra a Selic “exageradamente elevada”, em linha com as declarações que o governo tem feito sobre o patamar atual dos juros.

Haddad disse que a inflação brasileira está mais controlada em relação ao resto do mundo e defendeu que existe espaço para cortes.

Caso Credit Suisse

A compra do Credit Suisse pelo UBS Group por US$ 3,2 bilhões e os potenciais impactos do acordo continuam no radar dos investidores.

Ontem, as ações do Credit Suisse desabaram na Europa, depois que US$ 17 bilhões em títulos de dívida da instituição passaram a valer zero com o acordo de venda para o UBS.

Apesar disso, o mercado parece avaliar que o problema da crise financeira é específico, concentrado em determinados nomes, mitigando temores de uma crise sistêmica global, avalia a Ágora Investimentos.

“Contribui para este sentimento a notícia de que autoridades americanas estudam a expansão do FDIC (Federal Deposit Insurance Corporation), caso os desdobramentos do sistema bancário se agravem”, afirma a corretora.

Críticas de Lula

Falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ameaçaram tirar o Ibovespa do positivo hoje.

Lula voltou a criticar a privatização da Eletrobras (ELET3) e informou que o governo entrou na Justiça com uma ação contra a redução do poder de voto da União na empresa.

O presidente da República também fez comentários sobre a Petrobras (PETR4). Lula disse que pediu ao CEO da estatal, Jean Paul Prates, a suspensão do processo de venda de ativos.

As ações da Eletrobras fecharam o dia em queda de 3,48%, enquanto os papéis da gigante do setor de óleo e gás subiram 2,05%, acompanhando a recuperação dos preços do petróleo.

Mineradoras e siderúrgicas caíram nesta terça com a correção do minério de ferro. Vale (VALE3) caiu 0,84% e CSN Mineração (CMIN3) perdeu 4,05%.

Os bancos tiveram uma sessão positiva. As ações do Itaú (ITUB4) avançaram 2,05%. Sua holding controladora teve alta de 1,14%, após a divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2022.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar