Ibovespa (IBOV) quebra sequência de perdas com ajuda do exterior; PETR4, VALE3 e SBSP3 no radar
O Ibovespa (IBOV) seguiu o caminho de Wall Street e terminou esta quinta-feira (15) no azul, quebrando a sequência de perdas dos últimos quatro pregões. Beneficiada pelas ações da Petrobras (PETR3;PETR4), que subiram na esteira do petróleo no exterior, o índice encerrou o pregão em alta de 0,62%, a 127.804,13 pontos.
Hoje, os mercados também reagiram aos dados divulgados nos Estados Unidos, que levantaram o otimismo dos investidores quanto ao início do ciclo de cortes de juros pelo Federal Reserve (Fed).
O Departamento de Comércio dos EUA divulgou que as vendas no varejo caíram 0,8% em janeiro, abaixo das expectativas.
Também foram divulgados dados mostrando que, devido ao frio, a produção nas fábricas do país caiu 0,5% em janeiro, ante crescimento de 0,1% em dezembro (não revisado).
A queda na produção contrariou as estimativas do mercado, que esperava que a produção fabril nos EUA ficasse inalterada no mês passado, de acordo com a Reuters.
Contrapondo aos dados fracos de varejo e das fábricas, o Departamento do Trabalho dos EUA apontou que os pedidos iniciais de auxílio-desemprego ficaram em 212.000 na semana encerrada em 10 de fevereiro, acima da expectativa de 220.000.
No fim, o dólar fechou quase estável ante o real e as taxas dos DIs, seguindo o movimento dos Treasuries no exterior, recuaram.
- Nvidia desbanca Google e sai na frente na corrida das big techs; mas a empresa é a favorita para investir no setor? Confira o Giro do Mercado desta quinta-feira (15) e saiba qual é a recomendação do analista da Empiricus Research, Enzo Pacheco:
PETR4 ganha força com petróleo e SBSP3 fica entre as ações mais negociadas
As ações ordinárias e preferenciais da Petrobras fecharam com valorizações de 2,84% e 3,20%, respectivamente, apoiadas pela alta nos preços da commodity de referência.
Outras petroleiras listadas subiram e se destacaram na ponta positiva.
Já Vale (VALE3) recuou 0,32%, mesmo sem a referência do minério de ferro por conta do feriado na China. O mercado monitora a possibilidade de a companhia anunciar provisões extras bilionárias para a Samarco e o rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG).
E a Sabesp (SBSP3) fechou em alta de 2,15%, tendo sido inclusive um dos papéis mais negociados do Ibovespa hoje. O governo deu início à consulta pública sobre a privatização da empresa de saneamento com a minuta do contrato de concessão a ser assinado pela companhia com municípios.
Destaque de baixa, Locaweb (LWSA3) encerrou o dia marcando perdas de 3,30%.
*Com informações da Reuters.