Mercados

Ibovespa (IBOV) supera volatilidade e avança em dia de noticiário corporativo agitado; YDUQ3 salta

27 nov 2023, 18:17 - atualizado em 27 nov 2023, 18:37
ibovespa-ibov-mercados-ações
Ibovespa tem leve alta nesta segunda-feira (27) (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) engatou um pregão morno nesta segunda-feira (27), mas conseguiu se manter na zona dos 125 mil pontos.

Mesmo em meio a um noticiário corporativo agitado, um exterior mais fraco e mudanças no governo Lula, o índice encerrou o dia em leve alta de 0,17%, a 125.731,45 pontos.

A performance mais tímida veio após a forte valorização nas últimas semanas, com o Ibovespa caminhando para fechar novembro com uma valorização de dois dígitos.

Na avaliação do BB Investimentos, mesmo com os movimentos de realização, o Ibovespa pode seguir trajetória de alta na semana.

“O índice ainda encontra mais forças para seguir sua tendência de alta de forma mais consistente”, defende, em análise gráfica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mundo corporativo

Esta segunda foi carregada de notícias, principalmente no universo corporativo. Os destaques da sessão ficaram para ações de empresas que tiveram suas teses de investimento atualizadas.

É o caso da Yduqs (YDUQ3), que disparou 10,73% após o JPMorgan elevar a recomendação para “overweight”, citando melhora na geração de fluxo de caixa, além de um guidance positivo para o quarto trimestre do ano, o que deve reduzir as preocupações do mercado em relação à maior diluição de mensalidades.

Outra ação do setor de educação, Cogna (COGN3) apresentou salto de 7,19% e também registrou uma das maiores valorizações do Ibovespa hoje.

Na ponta negativa, a 3R Petroleum (RRRP3) perdeu 4,27%, com investidores repercutindo o corte de recomendação do Goldman Sachs para o nome, direto de compra para venda.

Hypera (HYPE3), que foi rebaixada a “neutro” pelo Santander, recuou 2,59%.

As ações da Vibra Energia (VBBR3) mostraram perdas de 2,43%, após a Eneva (ENEV3) apresentar uma proposta de fusão com a empresa distribuidora de combustíveis. O papel da Eneva terminou em queda de 2,52%.

As duas empresas de maior peso do Ibovespa, Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), também apresentaram perdas nesta segunda, com quedas de 0,60% e 0,57%, respectivamente.

  • Eletrobras que se cuide: Fusão entre Vibra (VBBR3) e Eneva (ENEV3) pode criar a terceira maior empresa de energia do Brasil, veja como isso impacta os investidores das empresas no Giro do Mercado desta segunda-feira (27), é só clicar aqui:

Esfera política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou o ministro da Justiça, Flávio Dino, para ocupar uma vaga como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), depois que o espaço ficou aberto com a aposentaria de Rosa Weber.

Além da indicação de Dino, Lula escolheu o vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet, para o cargo de procurador-geral da República (PGR).

Os nomes de Dino e Gonet precisarão ser chancelados pelo Senado após sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

O mercado ainda monitora potenciais implicações envolvendo o cenário fiscal doméstico, ao mesmo tempo que se prepara para uma agenda econômica carregada na semana, com a divulgação de dados de inflação e PIB nos Estados Unidos.

Hoje de manhã, o Banco Central divulgou mais uma edição do Boletim Focus. Economistas ouvidos pela autarquia voltaram a reduzir as projeções para o IPCA deste ano, após falas otimistas de Roberto Campos Neto, presidente do BC, na semana passada.

Campos Neto destacou que os preços estão em trajetória de queda, abrindo caminho para novos cortes na taxa básica de juros, a Selic.

*Com informações da Reuters.