Ibovespa (IBOV): Primeiro pregão de março é positivo; BHIA3 e EMBR3 são destaques
O Ibovespa (IBOV) apresentou leve alta neste início de mês, seguindo o sentido de Wall Street. O primeiro pregão de março foi marcado por uma valorização de 0,12%, a 129.180,37 pontos.
Na semana, o principal índice da bolsa acumulou perdas de 0,18%.
- MONEY PICKS – UMA ANÁLISE 360º DO MERCADO: O Money Times analisou 20 carteiras recomendadas para descobrir onde estão as melhores oportunidades de investimento para março, segundo as maiores casas de análise e bancos do país. Confira o material completo gratuitamente aqui.
A agenda econômica do dia foi pautada pela divulgação dos dados da economia brasileira. O Produto Interno Bruto (PIB) do país ficou estagnada no quarto trimestre de 2023 em base sequencial, mas cresceu 2,9% no ano.
Os dados do terceiro trimestre também foram revisados para uma estagnação frente ao segundo trimestre, depois de ter informado avanço de 0,1% anteriormente. No primeiro trimestre, a economia cresceu 1,3%, enfraquecendo a 0,8% no segundo, em dados também revisados para baixo.
Nos Estados Unidos, o PMI industrial recuou de 49,1 em janeiro para 47,8 em fevereiro, marcando o 16º mês consecutivo abaixo de 50, o que indica contração no setor. Economistas ouvidos pela Reuters esperavam um PMI de 49,5.
BHIA dispara e EMBR3 fica entre as maiores altas
As ações da Casas Bahia (BHIA3) saltaram 7,52% em meio a notícias positivas de que a varejista do e-commerce conseguiu estender o vencimento de R$ 1,5 bilhão em dívidas junto a bancos.
A Embraer (EMBR3) também foi um destaque positivo da sessão diante das expectativas relacionadas a pedidos de aeronaves.
A B3 (B3SA3) apresentou perdas de mais de 3% com as informações divulgadas na imprensa de que a Mubadala Capital, da Arábia Saudita, está com planos de criar uma nova bolsa no Brasil, com sede no Rio de Janeiro.
MRV (MRVE3) fechou no vermelho, após divulgar os números do quarto trimestre do ano passado.
Vale (VALE3) teve queda de 0,16% e Petrobras (PETR4) subiu 0,10%.