Mercados

Ibovespa (IBOV) volta a subir mesmo sem Wall Street; Bradesco (BBDC4) e CVC (CVCB3) marcam o dia

23 nov 2023, 18:14 - atualizado em 23 nov 2023, 18:37
ibovespa-ibov-mercados
Ibovespa sobe em pregão sem índices acionários americanos (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) voltou a subir nesta quinta-feira (23), dando continuidade ao rali que colocou o índice nas máximas desde 2021.

Referência na B3, o Ibovespa terminou o dia em alta de 0,43%, a 126.575,75 pontos.

Com as bolsas americanas fechadas por conta do feriado do Dia de Ação de Graças, o mercado enfrentou liquidez reduzida. A agenda de indicadores econômicos também foi mais fraca.

Ações da CVC (CVCB3) lideraram as altas, tendo como pano de fundo a notícia de que foram exercidos cerca de R$ 81 milhões de bônus de subscrição emitidos pela companhia.

Segundo Leandro Petrokas, diretor de research e sócio da Quantzed, o movimento melhora a estrutura de capital da companhia, e por isso o mercado recebeu bem essa notícia.

Entre as blue chips, Bradesco (BBDC4) se destacou após avançar 2,67% em meio a notícias de troca de CEO. O conselho de administração acatou a recomendação de Marcelo de Araújo Noronha como novo CEO do banco, em substituição a Octavio de Lazari Junior.

Do lado das baixas, as ações da CSN Mineração (CMIN3) tombaram 6,68% em sessão de baixa para o minério de ferro na Ásia. A Vale (VALE3) fechou em queda de 0,63%.

Cemig (CMIG4) voltou a recuar, desta vez 3,17%, em meio à possibilidade de a companhia ser federalizada.

Petrokas destaca que toda a agenda de melhora e eficiência operacional que a Cemig está passando duranteo  governo de Romeu Zema provavelmente seria cancelada em caso de federalização.

“É bem provável que a gente volte a ter um aumento de interferência do governo nas agências estatais. A gente pode ter alguma interferência desse tipo como troca na diretoria, troca na estratégia das empresas, mas isso de forma negativa, com essas empresas passando a ser menos eficientes”, comenta.

Petrokas ressalta, no entanto, que o processo de federalização proposto para a Cemig não é comum no Brasil e, caso siga em frente, deve demorar.

As ações da Petrobras (PETR4) encerraram em leve alta de 0,03%, apesar de preços mais baixos do petróleo nesta quinta.

Análise gráfica da Ágora Investimentos sugere que, confirmando o patamar de resistência indicado aos 126.265 pontos, o Ibovespa pode iniciar uma correção de curto prazo em direção ao nível de suporte mais próximo, marcado aos 123.190 pontos.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar