Mercados

Ibovespa amplia sequência de altas e retorna aos 130 mil pontos; WEGE3 dispara

21 fev 2024, 18:18 - atualizado em 21 fev 2024, 18:33
ibovespa-ibov-acoes-mercados
Ibovespa vai para o quinto pregão seguido de alta (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) estendeu a sequência de altas dos últimos pregões e marcou seu quinto dia de ganhos nesta quarta-feira (21). A recuperação das ações da Vale (VALE3) ajudou a levantar o índice para o campo positivo.

No fim, o Ibovespa fechou a sessão com leve alta de 0,09%, a 130.031,58 pontos. O mercado local não foi contagiado pelo mau humor em Wall Street, com investidores reagindo à ata da última reunião das autoridades do Federal Reserve (Fed), realizada no último mês.

  • Os balanços do 4T23 já estão sendo publicados: receba em primeira mão a análise dos profissionais da Empiricus Research e saiba quais ações comprar neste momento. É totalmente gratuito – basta clicar aqui.

O documento divulgado há pouco mostra que os membros, em sua maior parte, estão preocupados em cortar cedo demais a taxa de juros americana.

Por outro lado, algumas autoridades apontaram para as possíveis consequências de manter uma postura “excessivamente restritiva por muito tempo” à economia do país.

O Fed acabou concordando que precisa de mais confiança na queda da inflação antes de mudar a direção da política monetária e dar início ao ciclo de cortes dos juros. Essa postura, já sinalizada no último mês, jogou um balde de água fria nas apostas mais otimistas dos mercados. Agora, agentes financeiros esperam que os cortes comecem a acontecer em junho.

Agenda de resultados acelera e agita Ibovespa

Hoje, o mercado local repercutiu uma nova leva de resultados corporativos.

Destaque para a Weg (WEGE3), que disparou 6,89% após lucrar R$ 1,74 bilhão no quarto trimestre do ano passado. Na véspera, a companhia anunciou distribuição bilionária em dividendos.

Gerdau (GGBR4) subiu, mesmo com o tombo no lucro dos últimos três meses de 2023. A ação fechou em alta de 2,06%, na contramão do movimento do minério de ferro na Ásia.

A Vivo (VIVT3), que viu seu lucro disparar, avançou 1,30%. Já a Transmissão Paulista (TRPL4) teve desvalorização após ver o lucro do quarto trimestre disparar 147,7%, a R$ 900,6 milhões.

A Hapvida (HAPV3) foi um ponto negativo da sessão. A operadora de planos de saúde teve queda de 4,51%.

Vale (VALE3) avançou. Petrobras (PETR4) entregou desempenho tímido no dia.

*Com informações da Reuters.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar