BusinessTimes

A reação do Ibovespa (IBOV) aos detalhes do arcabouço fiscal

18 abr 2023, 17:17 - atualizado em 18 abr 2023, 17:21
Ibovespa
Índice tem pregão morno em dia de entrega do arcabouço fiscal ao Congresso (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O Ibovespa (IBOV), que operou boa parte desta terça-feira (18) entre perdas e ganhos, chegou a ganhar fôlego renovado após a apresentação de mais detalhes da proposta do novo arcabouço fiscal.

Porém, o índice voltou a desacelerar, fechando hoje com valorização de 0,14%, a 106.163,23 pontos.

Nesta terça, o Ministério da Fazenda apresentou o texto final da proposta da nova regra fiscal, que substituirá o teto de gastos. A entrega ao Congresso tem sido bastante aguardada pelo mercado, visto que alguns detalhes importantes ainda precisavam ser esclarecidos, mesmo após a apresentação das principais diretrizes pelo governo.

De modo geral, a nova regra fiscal desenhada pela Fazenda e pelo Ministério do Planejamento limita o crescimento dos gastos a 70% da alta na receita gerada pelo Estado. Desta forma, caso a arrecadação federal for de 3% acima da inflação, as despesas poderão crescer 2,1%.

No entanto, a regra traz algumas exceções para o crescimento da dívida. A primeira delas tem relação com o compromisso de entrega de superávit primário. O novo arcabouço estabelece a meta de gerar um primário de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2026, com tolerância de 0,25 ponto percentual para mais ou para menos.

Além disso, possui dois mecanismos anticíclicos que estabelecem um crescimento real da dívida pública entre 0,6% e 2,5%.

Também movimentou o noticiário o recuo do governo em relação à isenção de imposto para encomendas internacionais de até US$ 50. A jornalistas, Haddad esclareceu que a isenção não vai deixar de existir para pessoa física.

Segundo o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu para que a Receita Federal resolvesse a questão do contrabando no comércio eletrônico através do aumento da fiscalização.

“O presidente nos pediu ontem para resolver isso do ponto de vista administrativo. Ou seja, coibir o contrabando”, disse Haddad.

Altas e baixas

Afetadas pelo noticiário e pela fraqueza do mercado, as ações do varejo recuaram nesta terça. Lojas Renner (LREN3) encerrou em queda de 4,12%, enquanto Magazine Luiza (MGLU3) perdeu 3,28%. O destaque negativo do pregão ficou para a CVC (CVCB3), que derreteu 7,55%.

A Vale (VALE3) teve alta de 0,86%. O setor de mineração e siderurgia se beneficiou dos dados do PIB da China, que mostraram crescimento de 4,5% no primeiro trimestre em relação a um ano antes. Os números superaram as expectativas.

A mineradora divulga o relatório de produção e vendas referente ao primeiro trimestre de 2023 hoje.

Petrobras (PETR4) avançou 2,55%. Já o setor bancário teve um pregão misto.

As ações da Rede D’Or (RDOR3) avançaram 3,5%, liderando as altas do Ibovespa.

Petz (PETZ3) subiu 3,18%. A Genial Investimentos assumiu a cobertura da empresa com recomendação de “comprar” e preço-alvo de R$ 8.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.