BusinessTimes

Ibovespa (IBOV) avança, mas segue abaixo dos 100 mil pontos; o que falta para índice deslanchar?

27 mar 2023, 17:19 - atualizado em 27 mar 2023, 17:19
Ibovespa-Ações-Mercados
Ibovespa se recupera nesta segunda-feira (27), mas segue abaixo dos 100 mil pontos (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O Ibovespa (IBOV) teve uma sessão de recuperação nesta segunda-feira (27), após sair de uma semana negativa por riscos sistêmicos no setor bancário.

Com a ajuda de notícias mais benéficas no exterior, o índice de referência da Bolsa brasileira terminou o pregão em alta de 0,85%, a 99.670,47 pontos.

O comunicado de que o SVB Financial Group foi vendido para o rival First Citizens BancShares aliviou um pouco os mercados, que têm olhado com apreensão para a crise bancária nos Estados Unidos.

O First Citizens comprou todos os empréstimos e depósitos do SVB e deu à Federal Deposit Insurance Corp (FDIC) direitos de participação em ações no valor de até US$ 500 milhões em troca.

O First Citizens também fez um acordo com o regulador para compartilhar perdas e fornecer proteção adicional contra possíveis perdas de crédito.

No cenário doméstico, todas as atenções estão voltadas para o arcabouço fiscal. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, adiou sua viagem à China, abrindo espaço para a possibilidade de uma antecipação da apresentação da proposta.

Lula estava com viagem marcada ao país asiático, mas problemas de saúde fizeram com que o presidente adiasse a visita.

Membros da Fazenda disseram que seria natural uma apresentação à sociedade nos próximos dias.

Nesta segunda, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que a proposta visa zerar o déficit público, mas não garante um superávit.

“O arcabouço fiscal vem ao encontro do nosso anseio, porque trata não só na receita como também da despesa. Mas não falo se vamos ter superávit ou não porque essa é uma outra discussão”, comentou a ministra, durante evento da consultoria Arko Advice.

A expectativa do governo é de que a nova regra fiscal tranquilize o mercado em relação às contas públicas do país, o que ajudaria o Banco Central a abrandar a forma como está conduzindo a política monetária, destaca a Ajax Asset.

Apesar do pregão positivo, a Bolsa brasileira segue abaixo dos 100 mil pontos. Ricardo Brasil, fundador da Gava Investimentos, diz que o mercado precisa de novidades sobre a questão fiscal e juros mais baixos para voltar a subir.

“Só deve vir a ocorrer em um cenário de inflação mais controlada. Enquanto tivermos juros altos, dificilmente o Ibovespa irá deslanchar”, destaca Brasil.

Altas e baixas

As ações de bancos tiveram um dia positivo, com destaque para o avanço de 1,81% e 1,72% de Bradesco (BBDC4) e Itaú (ITUB4).

Do lado das commodities, Petrobras (PETR4) teve alta de 1,71%, seguindo a recuperação nos preços do petróleo nos mercados internacionais. Por conta da commodity, a PRIO (PRIO3) registrou valorização de mais de 4% e foi destaque positivo do Ibovespa no dia.

Já a Vale (VALE3) fechou em leve queda de 0,17%, com incertezas ainda elevadas em relação à demanda do minério de ferro na China.

Entre as maiores quedas, destaque para a CVC (CVCB3), que perdeu mais de 5%.

Fora do Ibovespa, a Dasa (DASA3) disparou quase 7% após o anúncio de uma potencial oferta primária de ações de US$ 1,5 bilhão.

Com Reuters.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar