Mercados

Disparada de 5%: Ibovespa (IBOV) tem maior alta desde abril de 2020

03 out 2022, 17:09 - atualizado em 03 out 2022, 17:39
bolsonaro eleições
Investidores reagiram bem aos resultados do primeiro turno das eleições para presidente da República no Brasil (Imagem: Bloomberg)

O Ibovespa (IBOV) manteve o forte desempenho nesta segunda-feira (3), fechando o pregão com valorização de mais de 5%.

O índice de referência da B3 (B3SA3) disparou 5,54%, a 116.134,46 pontos. Esta é a maior alta desde abril de 2020, nos primeiros meses da pandemia de Covid-19 no Brasil.

Investidores reagiram bem aos resultados do primeiro turno das eleições para presidente da República no Brasil. A disputa deste domingo se mostrou mais acirrada do que as pesquisas de intenções de voto indicavam, indicando maiores chances de Jair Bolsonaro (PL) ser reeleito no segundo turno.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o maior número de votos no primeiro turno (48,4%), seguido por Bolsonaro, que atingiu 43,2%. A vitória dos aliados do atual presidente para os governos estaduais e o Senado reforça a perspectiva de que Bolsonaro pode sair vitorioso no dia 30 de outubro.

Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, avalia que Lula começa a segunda rodada da corrida presidencial em desvantagem.

De acordo com o especialista, o petista vai com ampla vantagem para o segundo turno, mas as chances de Bolsonaro vencer cresceram.

Rafael Passos, estrategista-chefe da Ajax Asset, afirma que a menor distância entre os dois candidatos (a diferença foi de menos de 5 pontos percentuais) deve impulsionar a campanha de Bolsonaro ao longo do mês.

O head de análise fundamentalista da Quantzed, Vitorio Galindo, destaca que o movimento do Ibovespa nesta segunda é “bem interessante” e talvez sinalize um posível rali ou um repique da Bolsa, rompendo algumas resistências.

“Muitas ações dando sinais positivos, muito volume em várias ações, o que significa sinal forte de compra. Além disso, a gente via o mercado muito amassado, um valuation muito comprimido, e agora o mercado vai ajustando isso para algo mais normalizado”, comenta.

Segundo o cientista político Luciano Dias, para uma live do Market Makers, de Thiago Salomão e Renato Santiago, a vitória de Bolsonaro no segundo turno traria novas altas robustas para o Ibovespa.

“Se Bolsonaro vencer, o céu será o limite para os investidores”, afirma Dias.

As ações da Petrobras (PETR3;PETR4) puxaram o Ibovespa para cima. Além das eleições no radar, os preços do petróleo sustentaram a boa performance da estatal na Bolsa, com os papéis ordinários subindo 8,86% e os preferenciais avançando 7,99%.

Os bancos também apresentaram dia positivo, com Banco do Brasil (BBAS3) saltando 7,63%.

Destaque de alta do Ibovespa hoje, a Sabesp (SBSP3) subiu quase 17% após os resultados da disputa para governador do Estado de São Paulo mostrarem Tarcísio de Freitas (Republicanos) na frente de Fernando Haddad (PT) no primeiro turno. Freitas já sinalizou uma agenda pró-privatização caso seja eleito.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar