Mercados

Ibovespa (IBOV) se afasta de Wall Street e fecha em alta de mais de 2%; VALE3 dispara

30 set 2022, 17:09 - atualizado em 30 set 2022, 17:33
Ibovespa
Descolando-se de Wall Street, o índice de referência da B3 (B3SA3) recebeu o suporte de mineradoras e siderúrgicas e fechou esta sexta-feira (30) com ganhos de mais de 2% (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) conseguiu diminuir um pouco a pressão dos últimos dias, encerrando esta sexta-feira (30) em forte alta de mais de 2%.

Descolando-se de Wall Street, o índice de referência da B3 (B3SA3) recebeu o suporte de mineradoras e siderúrgicas e terminou o dia com ganhos de 2,2%, a 110.036,79 pontos.

A ação da Vale (VALE3) foi destaque na sessão, após subir mais de 5%.

Apesar disso, o Ibovespa termina a semana acumulando uma desvalorização de 1,5%. Em setembro, o índice mostrou avanço de 0,46%.

Além do alívio no exterior, o mercado local teve seus ânimos renovados após avaliar a possibilidade de que Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda, pode assumir a pasta da Economia caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vença as eleições.

Segundo a Veja, importantes membros da campanha de Lula dão como certa a nomeação de Meirelles como ministro em um eventual governo Lula. Informações da revista apontam que o anúncio seria feito nas próximas semanas, independentemente do resultado do primeiro turno.

Fontes próximas a Lula negaram que Meirelles tenha sido definido como nome para comandar o ministério da Fazenda em caso de vitória do petista.

O Brasil vai às urnas no domingo (2) para eleger o próximo presidente da República. Pesquisas de intenção de voto de diversas instituições colocam Lula na liderança, seguido pelo rival Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição.

Os últimos levantamentos apontaram chances de Lula encerrar a disputa eleitoral para a presidência já no primeiro turno, embora agentes do mercado considerem essa possibilidade como remota, prevendo uma disputa acirrada no segundo turno.

Destaques de alta, os varejistas Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3) dispararam 10,62% e 8,5%, respectivamente, devido à queda dos juros futuros.

A ação do IRB (IRBR3) avançou quase 9% hoje, mas não escapou de ser a maior queda do Ibovespa em setembro.

O varejo alimentício se destacou entre as quedas, com Carrefour (CRFB3) caindo 2,77% e Assaí (ASAI3) recuando 2,23%.

Com informações da Reuters

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!