Ibovespa (IBOV) abre semana em recuperação; o que motivou a alta nesta segunda?
O Ibovespa (IBOV) inicia a semana com expectativa renovada, subindo no pregão desta segunda-feira (19) enquanto o mercado digere os últimos acontecimentos no cenário político local.
Na contramão de Wall Street, o índice de referência da Bolsa brasileira fechou com ganhos de 1,83%, a 104.739,75 pontos. Na máxima do dia, chegou a superar os 105 mil pontos.
O movimento desta sessão reflete uma recuperação do índice, que fechou a última semana com perdas acumuladas superiores a 4%.
Investidores reagiram à decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de conceder liminar que retira do teto de gastos o pagamento do Bolsa Família de R$ 600 no ano que vem.
A decisão veio em meio a negociações no Congresso para aprovar a PEC da Transição, que propõe ampliar o teto de gastos para, entre outras destinações, permitir a manutenção do benefício social de R$ 600.
Luis Novaes, analista da Terra Investimentos, afirma que, apesar de o novo governo poder optar agora por uma MP (medida provisória) em vez da PEC sem o risco jurídico, “é improvável que isso seja feito, pois acabaria gerando um desconforto entre o Congresso e o Executivo”.
Para o sócio e assessor de investimentos da Quaestor, Fábio Galdino, a PEC não aprovada no Congresso seria “o melhor dos mundos”.
“De repente, você teria uma solução de consenso”, diz.
A PEC da Transição deve ser votada no plenário da Câmara dos Deputados nesta terça.
Outros pontos seguem no radar dos investidores. O mercado está na expectativa por novos anúncios de mais integrantes da equipe de Fernando Haddad, futuro ministro da Fazenda.
Também mexeu com o mercado hoje a decisão contrária do STF ao chamado “orçamento secreto”. O julgamento vinha sendo acompanhado com grande expectativa pelo Congresso Nacional e pelo governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, em meio a negociações sobre a PEC da Transição.
As ações dos varejistas de e-commerce dominaram as altas do Ibovespa nesta segunda, com Via (VIIA3) disparando 16,23% diante da queda da curva de juros. Americanas (AMER3) e Magazine Luiza (MGLU3) foram na mesma linha e subiram 12,65% e 10,13%, respectivamente.
Os papéis da CVC Brasil (CVCB3) avançaram quase 10%. As aéreas também terminaram em alta, com Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4) subindo 2,12% e 3,39%.
Usiminas (USIM5) foi destaque negativo do Ibovespa, tendo recuado 6,12% devido à baixa do minério de ferro na China. Vale (VALE3) fechou em queda de 0,36%.
Os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) subiram 2,28% (ordinário) e 1,5% (preferencial). O setor bancário ajudou a dar suporte ao principal índice da B3.
Com informações da Reuters.