BusinessTimes

Ibovespa (IBOV): Haddad e MGLU3, quem diria, ajudam índice a fechar em alta

28 dez 2022, 18:06 - atualizado em 28 dez 2022, 18:33
Ibovespa, Petrobras, Vale, Ações, Mercados, B3
No penúltimo pregão do ano, o Ibovespa subiu forte e terminou acima dos 110 mil pontos (Imagem: Tainá da Silva)

O Ibovespa (IBOV) marcou sua primeira alta da semana nesta quarta-feira (28), tentando se recuperar dos últimos pregões negativos.

No penúltimo dia de negociações do ano, o índice de referência da Bolsa brasileira avançou 1,53%, a 110.236,71 pontos,.

Ações do varejo e de tecnologia deram suporte ao Ibovespa, aproveitando a queda da curva de juros. Magazine Luiza (MGLU3) disparou quase 7% e ficou entre as maiores altas do índice.

O mercado está em modo de espera pelo anúncio de novos ministros do governo Lula, que ficou para amanhã.

A senadora e ex-candidata à presidência da República Simone Tebet, de perfil mais moderado, acabou aceitando o convite do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério do Planejamento, após diversas negociações. Ainda não houve um anúncio oficial de sua nomeação.

Segundo a CNN, está acertado que o MDB ficará com mais duas pastas no novo governo: Renan Filho com o Ministério dos Transportes e Jader Filho com o Ministério das Cidades.

Equipe econômica

E Fernando Haddad, futuro ministro da Fazenda, anunciou, em coletiva de imprensa no CCBB, dois novos nomes que vão compor a pasta: Fernanda Santiago assume como Assessora Especial Jurídica e Tatiana Rosito no comando da Secretaria de Assuntos Internacionais.

Questionado sobre a desoneração de combustíveis, Haddad reiterou seu pedido para Paulo Guedes se abster de tomar qualquer medida que venha impactar o próximo governo.

Haddad pediu ao atual governo que deixe vencer a desoneração de impostos federais sobre combustíveis no dia 31 de dezembro.

Segundo a Terra Investimentos, “caso se confirme, o fim da isenção pode turbinar a arrecadação”. Por outro lado, aumentaria os preços logo no início do próximo ano.

O mercado também está na expectativa pelo anúncio dos nomes que vão presidir a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil (BBAS3).

Lula deve nomear mulheres para o comando das instituições, com Maria Fernanda Coelho sendo considerada para retornar à liderança da Caixa. Em relação ao Banco do Brasil, o novo governo estaria avaliando Taciana Medeiros, que atuou na Petros, e Ana Cristina Vasconcelos, superintendente executiva da BB Previdência.

Na agenda econômica do dia, foram divulgados dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) para novembro, que mostraram criação de 135.495 vagas formais de trabalho, abaixo da expectativa dos analistas, de 168 mil, segundo a Reuters.

Commodities têm sessão fraca

Sem o suporte do petróleo e do minério de ferro, as ações de Petrobras (PETR4) recuaram 1,23% nesta quarta, enquanto a mineradora fechou em leve queda de 0,22%.

No mais, o pregão foi de perdas inexpressivas.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar