Mercados

Ibovespa (IBOV) mantém alta de mais de 1% com fôlego de Wall Street; MRV (MRVE3) derrete

17 out 2022, 17:07 - atualizado em 17 out 2022, 17:38
Mercados
Ibovespa ganhou tração hoje, na esteira do movimento de recuperação dos índices americanos (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

O Ibovespa (IBOV) conseguiu manter a boa valorização desta segunda-feira (17), encerrando o pregão em alta de mais de 1%.

O índice de referência da B3 (B3SA3) ganhou tração hoje, na esteira do movimento de recuperação dos índices americanos, e fechou com ganhos de 1,38%, a 113.623,98 pontos.

Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil, diz que a performance desta segunda “pode ser o sinal de uma recuperação mais forte” para a reta final de outubro.

Apesar do desempenho tímido da Petrobras (PETR4), o Ibovespa se sustentou em território positivo com suporte de Vale (VALE3) e bancos. Ações do setor de turismo também contribuíram para a trajetória altista, com CVC Brasil (CVCB3) disparando 9,18%. Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) terminaram o dia em alta de 6,11% e 4,74%, respectivamente.

No exterior, investidores observam atentamente os balanços corporativos do terceiro trimestre em busca de respostas sobre como as companhias têm lidado com as pressões de custos e para avaliar as orientações das empresas em meio a crescentes preocupações com a recessão.

No mercado doméstico, as atenções se voltaram para o debate presencial entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) na Band. Cientistas políticos ouvidos pelo Money Times elegeram o petista como vencedor ontem, embora o atual presidente da República tenha marcado pontos altos.

Na agenda econômica do dia, o novo boletim Focus mostrou que economistas ouvidos pelo Banco Central revisaram para baixo a previsão para a inflação do país ao fim do ano, de 5,71% para 5,62%. Há um mês, a projeção era de avanço de 6%.

E o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do BC caiu 1,13% em agosto ante julho, atingindo 143,97 pontos. O resultado ficou acima da mediana das expectativas calculada pelo mercado, de -0,30%.

Destaque de queda desta segunda, a MRV (MRVE3) derreteu mais de 11,42%. A construtora divulgou uma prévia com dados ruins. Além disso, o Itaú BBA rebaixou a recomendação do papel para “market perform” (desempenho esperado em linha com a média do mercado) e cortou o preço-alvo a R$ 12.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar