Ibovespa (IBOV) ganha fôlego com Vale (VALE3); na semana pós-eleições, sobe mais de 3%
O Ibovespa (IBOV) ganhou fôlego nesta sexta-feira (4) com o suporte das ações do setor de mineração e siderurgia.
O principal índice da Bolsa brasileira encerrou o dia em alta de 1,08%, a 118.155,46 pontos. O Ibovespa chegou a ficar bem próximo dos 120 mil pontos no melhor momento do dia, mas perdeu fôlego ao longo da tarde – sem sair, no entanto, de uma forte valorização.
Com isso, o Ibovespa encerra a semana pós-segundo turno contrariando as expectativas de agentes do mercado, que esperavam um momento de maior aversão ao risco. Na semana, o índice acumulou ganhos de 3,15%.
Puxadas pelo salto do minério de ferro, Vale (VALE3) e Usiminas (USIM5) e CSN (CSNA3) lideraram as altas, disparando 7,59%, 7,65% e 6,34%, respectivamente.
3R Petroleum (RRRP3) saltou 7,16%, ao contrário de Petrobras (PETR3), que viu sua ação ordinária cair mais de 5% após a divulgação dos resultados do terceiro trimestre e de dividendos. Os números reportados pela estatal agradaram analistas, mas o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) pediu nesta sexta a suspensão do pagamento aos acionistas.
A companhia anunciou uma remuneração de R$ 43,6 bilhões aos acionistas, diante dos resultados do terceiro trimestre.
Destaque de queda, a Alpargatas (ALPA4) despencou 15,37% com a divulgação de seus resultados.
Larissa Quaresma, analista da Empiricus, avalia que a empresa persiste com dificuldades no crescimento fora do Brasil, e que isso deve continuar, dado o cenário macroeconômico global.
Investidores seguem atentos às movimentações da transição de governos no Brasil, com perspectiva de que não deve haver grandes complicações na mudança. A principal questão no mercado ainda recai sobre quem será o próximo ministro da Fazenda.
“O investidor segue ansioso sobre qual será composição da esplanada à partir do ano que vem”, afirmou a Guide Investimentos, em nota a clientes.
Nos dois primeiros pregões da semana, as compras de estrangeiros no mercado secundário de ações brasileiro superaram as vendas em R$ 2,4 bilhões.
No exterior, rumores de que a China se prepara para sair da política de Covid Zero a partir do próximo ano começaram a ganhar força. As especulações envolvendo o afrouxamento das medidas explicam a disparada dos preços do minério de ferro.
Nos Estados Unidos, dados mostraram uma criação de vagas em outubro acima do esperado. Por outro lado, a taxa de desemprego aumentou, podendo influenciar o Federal Reserve, banco central do país, a reduzir a intensidade dos aumentos na taxa de juros a partir de dezembro.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!