Mercados

Ibovespa (IBOV) é contagiado por bom humor no exterior; Marfrig (MRFG3) dispara e Vale (VALE3) ajuda

29 ago 2023, 17:25 - atualizado em 29 ago 2023, 17:31
Ibovespa-Mercados-Ações
Ibovespa sobe novamente nesta terça-feira (29) (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) foi contagiado novamente pelo bom humor do exterior. O índice, que é referência para a Bolsa brasileira, encerrou o pregão desta terça-feira (29) em alta de 1,10%, a 118.403,61 pontos, ampliando os ganhos do fechamento anterior.

O destaque do dia ficou principalmente para a performance dos bancos, que subiram  em meio a expectativas com o posicionamento do governo sobre as mudanças envolvendo os juros sobre capital próprio (JCP).

O fim dos JCP é uma das medidas monitoradas pelo governo para ser incluído no Orçamento de 2024. Empresas que distribuem os proventos podem abater o valor distribuído da base de cálculo do Imposto de Renda e obter desconto na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Dessa forma, a extinção dos JCP seria uma das medidas cruciais para o governo atingir a sua meta de déficit primário zero no próximo ano.

O que ajudou a dar gás às ações de bancos hoje diz respeito a notícias de que o Ministério da Fazenda avalia mudar a forma de tributação do JCP em vez de acabar com esse instrumento.

De acordo com o Estadão, banqueiros procuraram a Fazenda para esclarecer as peculiaridades do setor. A reportagem também levanta outra alternativa, que é fazer um tratamento diferenciado para o setor bancário na dedução dos JCP na base de cálculo da CSLL.

Além disso, o Citi levantou em relatório que eventuais mudanças no mecanismo de JCP podem ser compensadas por medidas para os bancos.

As ações do Santander Brasil (SANB11), especialmente, avançaram 2,72% nesta terça.

Além dos bancos, Vale (VALE3) ajudou a impulsionar o Ibovespa ao subir 3,19%. Já Petrobras (PETR4) avançou 0,22%.

Marfrig (MRFG3) disparou 10,70%, na esteira de que acertou um contrato R$ 7,5 bilhões envolvendo a alienação de 16 plantas e um centro de distribuição com a Minerva (BEEF3). As ações da segunda empresa frigorífica despencaram 18,26%, liderando as baixas do índice, inclusive.

Indicadores econômicos

No Brasil, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) da Fundação Getulio Vargas (FGV) apresentou queda de 0,5 ponto neste mês, aos 91,4 pontos, pior patamar desde agosto de 2020.

Enquanto isso, o Índice de Situação Atual (ISA), que mede o sentimento dos empresários sobre o momento presente do setor industrial, recuou 1 ponto, para 88,5 pontos.

A percepção para o setor nos próximos meses, no entanto, permaneceu estável em 94,4 pontos.

Nos Estados Unidos, o número de vagas de emprego caiu para 8,8 milhões no último dia útil de julho. O número de contratações e total de desligamentos variaram pouco, ficando em 5,8 milhões e 5,5 milhões, respectivamente.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar