BusinessTimes

Ibovespa (IBOV) sobe com ajuda de PETR4 e VALE3 nesta quarta, mas não se salva em novembro

30 nov 2022, 18:11 - atualizado em 30 nov 2022, 18:32
B3 futuros bitcoin
Ibovespa encerra mês marcado por incertezas sobre a composição ministerial do próximo governo e a PEC da Transição com perdas (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

O Ibovespa (IBOV) seguiu a tendência positiva do último pregão e fechou esta quarta-feira (30) em alta. O avanço do dia aliviou a pressão, mas não impediu que o índice acumulasse perdas em novembro.

O índice de referência da Bolsa brasileira avançou 1,42% hoje, a 112.486,01 pontos. A grande valorização nos mercados em Wall Street e a força das commodities deram sustento ao mercado doméstico.

Apesar disso, o Ibovespa encerra o mês marcado por incertezas sobre a composição ministerial do próximo governo e a PEC da Transição com perdas de 3,06%.

Nesta quarta, as ações da Petrobras (PETR3;PETR4) avançaram 3,44% (ordinária) e 5,04% (preferencial) com a alta dos preços do petróleo nos mercados internacionais. Já Vale (VALE3) subiu 1,5%, apesar da correção do minério de ferro na China.

Investidores aguardam desdobramentos sobre a PEC da Transição, em tramitação no Senado. Existe a expectativa de que o valor que fura o teto de gastos seja menor do que o atualmente proposto.

O texto protocolado no Senado retira do teto os gastos com o Bolsa Família, estipulados em R$ 175 bilhões. O texto prevê ainda que 6,5% do excesso de arrecadação do governo possam ser aplicados em investimentos públicos sem contabilização na norma fiscal a partir do ano que vem. Esse montante seria de R$ 23 bilhões.

Dados do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro serão divulgados amanhã. Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil, lembra que o terceiro trimestre é historicamente mais fraco que os demais.

“É como uma virada de ciclo para o final do ano, com as empresas se organizando para a reta final, o que gera uma grande expectativa. Boa parte dessa expectativa não se confirmou no terceiro trimestre e está decepcionando ainda mais no quarto trimestre pelos dados do comércio”, comenta.

Na avaliação de Alves, o terceiro trimestre vai vir abaixo do esperado e “indicar o inverno que está por vir” na economia brasileira.

No exterior, o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, disse, em evento do grupo de pesquisas Brookings Institution, que o banco central dos Estados Unidos pode moderar o ritmo de aperto monetário a partir de dezembro.

Powell reforçou que a inflação continua alta e que o Fed deve agir para combater a elevação dos preços. Porém, sinalizou que o momento de moderar ritmo de aumento das taxas pode chegar logo em dezembro.

Ajudou a dar mais ânimo aos mercados a perspectiva de que a China deve flexibilizar mais a política de Covid Zero, que tem impedido a economia do país de se recuperar.

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money times no LinkedIn. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar